A maioria das pessoas, apesar de trabalhar no ramo em que escolheu, não fica feliz de acordar todos os dias e enfrentar a mesma rotina. Isso é normal, afinal o trabalho é uma necessidade das pessoas e não uma simples escolha. Porém, quando esse descontentamento fica mais evidente, é hora de avaliar a possibilidade de mudar de emprego.
A primeira atitude que você tem no dia, ao levantar, é se lamentar por novamente ter que ir trabalhar? Isso é sinal que os pontos negativos do seu emprego estão afetando seriamente sua vida particular e te desestimulando. Caso contrário, os aspectos bons do serviço dariam equilíbrio à sua posição frente a ele.
Analise se o seu descontentamento com o emprego está fazendo com que você fique estressado no seu dia a dia. Todo mundo tem momentos de estresse em que se perde a paciência. Mas se isso se torna rotineiro é hora de avaliar os motivos.
Exercer uma mesma função por vários anos seguidos pode ser um ponto positivo, pois propicia o aperfeiçoamento na atividade. Porém, se esta atividade passa a ser desenvolvida quase mecanicamente, sem possibilidade de aprendizagem, está na hora de buscar um trabalho mais desafiador.
Outro sinal de que as coisas não andam bem no trabalho é o fato de você parar de exercer suas funções criativas para resolver problemas do dia a dia. Você, portanto, não tem a oportunidade de colocar em prática suas potencialidades e, consequentemente, crescer. Por outro lado, essa impossibilidade de mostrar suas qualidades pode partir de você, quando não se sente estimulado a dar o melhor de si. Se tivesse realmente paixão pelo que faz, iria sempre buscar melhorias.
As horas demoram a passar quando está no serviço? Isso também pode ser resultado da sua insatisfação com o emprego. O fim do expediente significa, então, uma sensação de liberdade. A hora de dormir vem acompanhada do desejo que o tempo demore a passar.
Mas talvez a principal atitude que demonstra que você não aguenta mais o emprego é ficar reclamando dele. Familiares, amigos e colegas viram psicólogos que tem que escutar suas lamentações, em qualquer lugar e momento. Fato que incomoda as pessoas que você gosta e as envolve com um problema que é seu e deve ser resolvido.