Amplamente utilizado em organizações de todo o mundo, o sistema seis sigma é um método que reúne práticas que têm como principal objetivo melhorar a qualidade, diminuir o desperdício e, principalmente, prevenir a ocorrência de defeitos em produtos, além de reduzir os tempos de ciclos produtivos e auxiliar na economia de recursos. Por estas características, o sistema seis sigma é especialmente valorizado na gestão de qualidade.
O sistema foi utilizado pela primeira vez em 1987, pela Motorola. Os resultados apresentados foram tão evidentes e positivos que o modelo de gestão ganhou notoriedade, passando a ser aplicado em dezenas de outras empresas. Com o tempo, foram sendo criadas especificidades de uso e metodologia. Atualmente, DMAIC é o método usado para projetos focados em melhorar processos de negócios já existentes enquanto o DMADV é utilizado em projetos focados em criar novos desenhos de produtos e processos.
A metodologia DMAIC possui cinco fases: Define the problem (literalmente a definição do problema, contando aí com as opiniões de gestores e de consumidores), Measure key aspects (que é identificar e mensurar as causas dos defeitos); Analyse (que consiste na análise dos dados obtidos); Improve the process (que utiliza a análise de dados para a melhoria efetiva dos processos) e Control (controlando e monitorando para que as melhorias instituídas sejam mantidas adequadamente).
Também com cinco fases, a DMADV possui algumas singularidades. As etapas desta metodologia são: Define goals (com a prévia definição de objetivos no que se refere à melhoria de qualidade); Measure and identify (onde são mensuradas e identificadas as características críticas para a qualidade de um produto); Analyze (consiste em realizar análises para projetar e promover melhorias); Design details (desenho dos detalhes visando dinamizar o projeto – esta fase costuma ser mais longa, por causa dos testes) e Verify the design (com a verificação final dos detalhes do design e a entrega do produto).
Às metodologias, cada uma de acordo com a necessidade, são acrescidas as práticas do PDCA (plan-do-check-act: planejar, executar, verificar, agir), promovendo um pensamento estratégico e estatístico capaz de incrementar a qualidade, diminuir drasticamente a ocorrência de defeitos e, por consequência, aumentar a lucratividade.