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Entenda o conceito de gestão do conhecimento nas empresas

A gestão do conhecimento pode otimizar a produção do trabalho, além de trazer mais conhecimentos para os colaboradores

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Nas empresas, cada funcionário é responsável por uma função e se tornam especialistas desses processos, o que é muito bom para o colaborador, porque tem mais segurança em realizar o serviço e acredita ser uma peça importante e insubstituível para realizar o trabalho, já que é a única pessoa que possui as informações e métodos para elaborar a função. Por outro lado, o profissional fica preso naquela atividade e pode não saber a importância das outras funções, nem como elas se interligam.

A gestão do conhecimento é utilizada nas empresas justamente para dividir esses conhecimentos, para que todos trabalhem juntos e conheçam todas as atividades e como elas funcionam, assim as informações não se concentrarão em apenas uma pessoa. Além disso, o treinamento ajuda a reciclar os conhecimentos e a otimizar o tempo de elaboração das tarefas. Através do conceito de gestão do conhecimento, o colaborador terá mais interesse e maior liberdade em buscar novas aprendizagens e poder aplicá-los na vida profissional e pessoal.

Mais importante do que passar as informações para o funcionário é observar se os ensinamentos estão sendo aproveitados por ele. Os colaboradores também precisam aprender a compartilhar o que aprendem com os outros, porque assim aprenderá mais rápido, já que terá que revisar todos os processos das funções novamente.

Não são apenas as grandes empresas que podem usufruir dos benefícios da gestão do conhecimento, as pequenas empresas também podem apostar neste conceito, na verdade é muito mais fácil implementar esse modelo em empresas menores, porque os funcionários são mais próximos, há mais interação e a colaboração já acontece no dia a dia.

A gestão do conhecimento também facilita o trabalho de um novo colaborador, com as informações reunidas será mais fácil para o funcionário se adaptar ao serviço, já que terá acesso aos métodos e dados que terá que exercer.

Para implementar o conceito de gestão de conhecimento é preciso que a equipe tenha o hábito de documentar as ações, após esse primeiro passo é preciso decidir de que maneira será o arquivamento, em documentos físicos, eletrônicos ou nos dois. Para os arquivamentos físicos será preciso encontrar um espaço para armazenar os documentos e classificá-los de forma organizada e orientar os funcionários de como deve ser utilizado esse material para não haver desorganização das informações.

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O modo eletrônico é a maneira mais fácil para os funcionários terem acessos aos dados e informações, ao utilizar uma plataforma online os funcionários terão acesso às informações a qualquer momento, sem precisar estar no local de trabalho. Nesse ambiente também é possível publicar novos conteúdos. Também há softwares gratuitos para gestão de conteúdo, como o Moodle, uma ferramenta bem simples de utilizar, onde é possível documentar e reunir todas as informações em um só local e todos podem ter acesso.

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