O conceito de educação continuada pode ser refletido na seguinte frase: “nunca é cedo ou tarde demais para se aprender”. Assim ela representa uma filosofia adotada por várias pessoas e estudiosos para um aprendizado que se realiza ao longo da vida e está ligada a ideia de construção do ser humano.
Não há um formato ou duração específica para um programa de educação continuada, que pode ter prazo tanto de um final de semana, como de um semestre. Sendo que esse processo de aprendizagem pode adquirir formatos diversos, como por exemplo, workshops, seminários, conferências, cursos de curto prazo, cursos online à distância, entre outros.
Como as constantes variações no mercado de trabalho, o profissional que faz uso desse sistema tem maior chance de ter um crescimento profissional. Isso conta bons pontos no currículo e pode ajudar a se destacar em uma entrevista de emprego.
Atualmente apenas uma graduação já não é o suficiente para se ter um diferencial. Em áreas como medicina e odontologia, por exemplo, a educação continuada pode ser considerada quase como que obrigatória, visto a necessidade que esses profissionais têm para se manter atualizados com as novas descobertas e tecnologias nas suas áreas específicas de atuação.
E além de atender às necessidades do mercado de trabalho, em um sentido mais amplo, é possível considerar o processo de educação continuada também na esfera do desenvolvimento pessoal, em que as pessoas buscam adquirir novos conhecimentos com o objetivo de enriquecer o lazer e a convivência social.