Cada profissional tem um perfil e nem todos se sentem satisfeitos ou conseguem ser produtivos seguindo horários fixos ou lidando com chefias e estruturas hierárquicas corporativas. Para essas pessoas uma saída cada vez mais viável é o trabalho feeelancer.
Inicialmente, a principal dificuldade associada ao trabalho freelancer é a disciplina. Sentar-se diante de um computador para realizar uma tarefa quando se tem liberdade para fazer outras escolhas é uma ação que requer alto nível de comprometimento. O que pouco se pensa é que, por trabalhar em casa, o freelancer também precisa adquirir disciplina para levar adiante a sua vida pessoal e a sua rotina doméstica. Isso significa, literalmente, entender que estar em casa não significa trabalhar sem parar.
Administrada de maneira correta, a flexibilidade de horários é uma das principais vantagens do trabalho como freelancer. Profissionais com hábitos mais noturnos podem acordar um pouco mais tarde e finalizar suas atividades no início da madrugada. É possível, ainda, fazer cursos e outras atividades em horários alternativos e diferentes dos que regem a vida de quem trabalha em horário comercial.
Já entre as desvantagens, a mais delicada é a instabilidade financeira. Até que tenha uma cartela de clientes que garantam uma verba mensal adequada, os freelancers precisam saber administrar os altos e baixos do mercado. É natural para um trabalhador freelancer ganhar grandes quantias de dinheiro ao realizar um projeto e ter de passar meses sem nenhuma entrada de capital. Por isso, além de saber executar as tarefas solicitadas em seu próprio ramo de atuação, este tipo de profissional precisa fazer uma constante e cuidadosa administração financeira para conseguir viver de maneira sustentável.
Na prática, será do equilíbrio entre vantagens e desvantagens que o profissional poderá verificar se os preços que paga pela escolha de atuar como freelancer valem ou não a pena. É verdade que para alguns a instabilidade e as incertezas deste caminho podem se mostrar excessivamente duras. Para outros, porém, podem aparecer muito mais como desafios a serem vencidos, ajudando a deixar de lado qualquer vestígio de tédio e rotina. Tudo dependerá do tipo de perfil, da personalidade e das ambições do profissional em questão.