Home > Plano de Carreira > Confira quais foram as empresas dos sonhos dos jovens em 2013

Confira quais foram as empresas dos sonhos dos jovens em 2013

O ranking que classifica as dez empresas dos sonhos dos jovens é considerado uma importante ferramenta para saber o que é realmente valorizado

Foto: © Depositphotos.com / pressmaster

Com o objetivo de entender as expectativas dos jovens em relação ao mercado de trabalho, a pesquisa “Empresa dos Sonhos” vem se tornando um importante termômetro para as empresas e, também, para quem está ingressando agora no mundo empresarial. Em 2013, foram aproximadamente 75 mil jovens estudantes e recém-formados, entre 17 e 26 anos, da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Peru participaram da pesquisa. No Brasil, foram 52 mil participantes.

Desses, 23% apontaram a inovação como um dos fatores de escolha de uma empresa. Essa geração é conhecida justamente pelo desejo de utilizar a criatividade, desenvolver ideias, ousar, inventar, surpreender e deixar sua marca. Outros fatores levados em consideração foram o aprendizado e desenvolvimento profissional (46%), boa imagem no mercado (32%) e salários e benefícios diferenciados (24%). As dez empresas preferidas dos jovens são, em ordem: Petrobrás, Google, Itaú, Vale, Santander, Nestlé, Odebrecht, Ambev, PWC e Unilever.

A pesquisa ainda trazia as lideranças mais admiradas por esses participantes. No entanto, apenas 46% elegeram algum líder modelo. Dentre as características escolhidas estão empreendedorismo e inovação (26%) – tema novamente em primeiro lugar –, características pessoais (18%), visão sistêmica (14%) e, por último, causas e valores (13%).

No ranking dos líderes figuram personalidades políticas, religiosas e de tecnologia como Barack Obama, Eike Batista, Steve Jobs, Roberto Justus, Dilma Rousseff, Joaquim Barbosa, Bill Gates, Papa Francisco, Mark Zuckerberg e Lula.

Foto: © Depositphotos.com / depositedhar

A pesquisa ainda demonstrou uma preocupação dos jovens com a agilidade nos processos e nas promoções, o que revela a preferência por projetos de curto prazo. A expectativa é que a mudança de cargo aconteça em, no máximo, 18 meses.

Como os jovens escolhem as empresas?

De acordo com o levantamento, 31% dos jovens se relacionam ou já se relacionaram com a empresa ou com alguém que trabalhou nela; 17% viram informações na mídia, e 10% souberam de algo por meio de redes sociais ou acessaram o site da empresa.

 

Matérias Relacionadas