O arquiteto tem como principal objetivo planejar, projetar e desenhar os espaços urbanos visando melhorar a qualidade de vida das pessoas que neles vivem. Para isso, leva em conta os aspectos técnicos, históricos, culturais e estéticos do meio ambiente. O curso superior da área trata da organização do espaço e dos elementos nele inseridos, lidando com problemas de organização, gerenciamento e estética dos componentes pertencentes ao arranjo espacial.
Com duração de cinco anos, a faculdade de arquitetura ensina o aluno a organizar e projetar espaços externos e internos. O currículo mescla disciplinas de ciências exatas e humanas. O primeiro semestre é bastante teórico, mas, já a partir do segundo, há maior carga de aulas práticas. Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.
Uma dúvida bastante recorrente entre os vestibulandos é saber até onde vai o trabalho do arquiteto e do engenheiro civil. O arquiteto projeta e organiza espaços de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Já o engenheiro civil projeta e executa obras. Ambos atuam na construção de edifícios, mas o arquiteto tem exclusividade no trabalho planejamento urbano e regional, monumentos e patrimônio cultural. Ao engenheiro cabe a responsabilidade por obras de infraestrutura.
As disciplinas do curso variam de acordo com a universidade, porém, algumas das mais comuns são: Topografia; Introdução à Arquitetura e Urbanismo; Instalações e Equipamentos; Técnicas de Construção; Projeto de Arquitetura – Linguagem e Expressão; Projeto de Urbanismo; Geometria Construtiva; Estudos Ambientais – Bioclimatismo; História da Arquitetura e do Urbanismo; Arq. e Urb. da Sociedade Industrial; Ensaio de Teoria e História de Arquitetura e Urbanismo; Cálculo; entre outras.
Os preços dos cursos de arquitetura não costumam ser dos mais baratos. As mensalidades passam dos mil reais já no primeiro semestre. Com uma duração de cinco anos, o valor total da graduação não sai por menos de R$ 60.000. Porém, entre os melhores cursos na área oferecidos no Brasil, podemos citar várias universidades públicas, como a USP, Unicamp, UEL, UFMG, UFRJ, UFPE, entre outras.