Atualmente, um dos maiores dilemas de quase todos os profissionais é optar entre ter um bom salário ou fazer o que mais gosta. A satisfação profissional e pessoal é de extrema importância para a qualidade de vida, já que o trabalho interage com todas as áreas da vida de uma pessoa, desde questões fisiológicas até as de realizações pessoais.
Por isso, o ideal é que a pessoa trabalhe com o que gosta de fazer. Ao contrário do que muitos imaginam, é possível tornar o seu passatempo em negócio, basta ter foco e planejamento. Confira abaixo oito dicas de como transformar o seu hobby em um negócio lucrativo:
1 – Estude a fundo o mercado em que deseja atuar para ver se o negócio é viável e lucrativo;
2 – Defina como você quer se dedicar a esse negócio: será o seu plano B ou você ficará a frente em período integral? É importante lembrar que é preciso reservar dinheiro antes de assumir qualquer responsabilidade;
3 – Faça pesquisas, online ou presencial. A enquete é necessária para entender se as pessoas pagariam um determinado valor por um tipo de produto ou serviço;
4 – Dialogue e pesquise empreendedores que obtiveram sucesso no negócio, isso é uma ótima fonte de aprendizado. Essa atitude pode levar, até mesmo, à criação de parcerias;
5 – Estruture bem o seu plano de negócios, que deve ser baseado nos próximos cinco anos. Lembre-se que o seu negócio dependerá de você e do seu investimento, por isso, no primeiro ano, foque em realizar testes para sentir se o negócio vai dar certo;
6 – Procure entender de administração e gestão de negócios, uma vez que a falta de conhecimento nesta área pode ser um grande desafio;
7 – Determine se você vai ou não investir em marketing. Essa área é de fundamental importância para o crescimento do negócio. Se você definir que será responsável pelas campanhas, lembre-se que é preciso, ao menos, um pouco de conhecimento para fazer o marketing online funcionar;
8 – A última dica é considerada a mais importante: se é apenas um hobby, comece com uma loja virtual e construa uma reputação devagar nas mídias sociais. Assim, os riscos são menores.