Palavras ditas em momentos errados, humor instável, postura incorreta. Estas são algumas atitudes que podem passar mensagens distorcidas àqueles que estão à nossa volta. Nosso corpo, nosso tom de voz, a limpeza do nosso ambiente de trabalho, enfim, tudo que diz respeito a nós comunica quem somos e qual é nossa disposição para executar determinadas tarefas.
Se no ambiente de trabalho a máxima “a primeira impressão é a que fica” funciona na maioria dos casos, o jeito é ter atitudes que transmitam a melhor impressão possível! Confira alguns hábitos que fazem você parecer mais profissional:
Confiança
É importante sempre nos munirmos de conhecimentos e experiências que nos deem confiança para defendermos nossas ideias e tomarmos decisões. Para que uma equipe de trabalho ou chefia siga o caminho apontado por você, é preciso que você o defenda com segurança e clareza. Palavras como “acho que” e “talvez seja melhor” devem ser evitadas, pois não demonstram firmeza na defesa de suas ideias.
Pensamento estratégico
A clareza nos objetivos também faz parte do pensamento estratégico. Para alcançar sucesso em qualquer empreitada é preciso ter em mente o começo, o meio e, principalmente, o fim a que se pretende chegar. Identificar seus objetivos e traçar boas metas para chegar até eles faz você se destacar profissionalmente.
Antecipação
Prever possíveis barreiras que serão enfrentadas por você, por sua equipe ou por sua empresa lhe garante a possibilidade de transpô-las de forma mais serena e bem preparada. Isso transmite confiança a todos que dependem do seu trabalho. Ajudar os colegas a buscarem soluções também é extremamente importante e demonstra espírito colaborativo.
Comprometimento e realismo
Estipulou um prazo? Cumpra. Chamou alguma responsabilidade para si? Cumpra. Envolveu-se em alguma tarefa? Cumpra. Faça tudo o que você se comprometeu a fazer com qualidade e no prazo correto. Isso significa que você só deve assumir compromissos que seja realmente capaz de executar. Se você já está envolvido em três projetos e percebe que não conseguirá entregá-los no prazo combinado caso aceite um quarto, apenas explique a situação e cumpra bem aqueles já estão sob sua responsabilidade.
Entusiasmo
Demonstrar interesse por seu trabalho e por seus colegas deixa tudo mais leve e agradável. Quando concluímos algo que nos dá prazer, nos sentimos realmente importantes e satisfeitos. Se seu trabalho só traz decepções é hora de repensar se esse é realmente o lugar certo para você. Lidar de maneira positiva com decepções também é importante. Errou? Tente outra vez!
Desempenho
Está no cargo? Demonstre resultados. Toda empresa espera bom desempenho de seus funcionários. É claro que todos estamos vulneráveis a erros, mas os acertos devem ser valorizados. Saiba demonstrar suas qualidades de maneira prática: entregando bons resultados.
Discrição
Não saia por ai bradando seus feitos, se você realmente é bom em algo isso será percebido por todos à sua volta por meio de seus bons resultados. Pessoas fofoqueiras também são muito prejudiciais no ambiente de trabalho e correm o risco de se exporem para a chefia e os colegas. Você pode ser sincero e correto em suas colocações sem ofender ninguém. Discrição se relaciona com palavras certas nos momentos certos.
Criatividade e curiosidade
Quanto mais você expande seus interesses mais conteúdo você adquire. Isso é uma grande arma para a criação de respostas criativas para suas demandas de trabalho. O lazer é tão importante para nosso desenvolvimento quanto os momentos que passamos dedicados ao profissional. Ler, viajar, encontrar amigos, se questionar sempre, tudo enriquece nossa vida e nos inspira na hora de resolvermos problemas.
Assumir riscos
O medo nos impede de descobrir caminhos maravilhosos e quem não assume riscos nunca sai da mediocridade daquilo que já é conhecido de todos. Profissionais que se destacam são aqueles que apontam soluções inusitadas e criativas. Pense o que nenhuma outra pessoa havia pensado antes. Acredite na sua ideia e se arrisque. As chances de você errar na primeira vez são muito altas, mas é com os erros que aprendemos e somente eliminando os caminhos errados teremos condições de encontrar o correto. Chame a responsabilidade para si, calcule os riscos e siga em frente!
Humor
Bom humor e educação é o princípio básico de qualquer relação humana. Pratique a empatia e se coloque no lugar de seus colegas e clientes. Se você teve um mal dia, é seu direito permanecer mais calado ou reservado, mas não é seu direito descontar isso nos outros ou executar mal seu trabalho. “Bom dia” e “obrigado” fazem toda a diferença!