Em uma entrevista de emprego, cada pequeno detalhe pode contar a seu favor ou, claro, contra você. Desde a vestimenta, a cor do esmalte, o corte de cabelo até a capacidade de fazer contato visual e a posição das suas mãos, tudo é considerado pelos olhos observadores do contratante.
Há um velho ditado que diz que “o corpo fala”. E a máxima é levada bastante a sério em entrevistas, já que todo mundo passa uma mensagem para o outro a partir do momento em que entra pela porta, aperta as mãos e se senta.
A forma como você se porta, a posição das suas mãos e os movimentos dos seus olhos e braços são estudados minuciosamente pelo recrutador, porque podem indicar desinteresse, cansaço, entusiasmo entre outras coisas.
Confira abaixo algumas dicas de gestos que você deve fazer ou evitar durante a entrevista para conseguir o cargo tão desejado:
Sorria!
Pode parecer simples, mas a dica é, muitas vezes, esquecida pelas pessoas. Sorrindo, você transmite a mensagem de que está tranquilo e seguro de que se sairá bem na entrevista, pois confia em seu potencial.
Mostre suas mãos
Gesticular enquanto fala demonstra sinceridade nas palavras e honestidade.
Não coloque as mãos no bolso
Isso pode passar a impressão de que você está escondendo algo.
Não balance os dedos e nem aponte para alguém
Se você fizer isso, o recrutador achará que está impaciente ou faltando com respeito.
Não cruze os braços
A dica mais famosa é, também, a mais comum nas entrevistas. A posição defensiva faz com que você pareça desinteressado na conversa.
Não fique mudando de posição toda hora
Isso demonstra insegurança e prova que você não sabe como se portar em uma entrevista.
Não olhe no relógio
Isso pode ser interpretado como algo rude e você pode passar a mensagem de que está preocupado com o próximo compromisso ou que está entediado.