Acredite: a primeira pessoa que precisa acreditar que algo vai dar certo é você mesmo. Se você colocar na sua mente que é um fracassado, assim você será. Se pensar que é capaz de realizar determinada tarefa, vai conseguir desempenhar suas atividades com mais motivação.
Seus pensamentos são capazes de impulsionar a energia das suas ações, deixando você motivado ou não para enfrentar o dia de trabalho. Sendo assim, manter sua mente cheia de energias boas e pensamentos positivos pode evitar que ideias tóxicas e ruins comprometam o seu potencial.
Em artigo para o site Inc, Amy Morin, autora do livro “13 coisas que pessoas mentalmente fortes não fazem”, se você não controlar sua mente, nunca vai conseguir grandes coisas. Por isso, aprender a reconhecer os hábitos de pensamento que roubam sua força mental é o primeiro passo para mudar sua mentalidade.
Pensando nisso, Amy selecionou seis hábitos mentais ruins que são capazes de sabotar o seu sucesso profissional:
Dar desculpas
Culpar outras pessoas ou circunstâncias externas pela sua falta de realização só vai prejudicar seu desempenho. Dizer coisas como “Meu chefe está me travando”, ou “Tudo esso papelada torna impossível fazer o meu trabalho” só vai mantê-lo preso a esse pensamento. Para parar de dar desculpas, concentre-se em todas as coisas que você pode fazer e não naquilo que você não pode. Quando você presta atenção no lado positivo, você vai colocar mais esforço em seu desempenho.
Catastrofizar o futuro
Catastrofizar é pensar que o que vai acontecer será o pior possível. E essas previsões negativas podem facilmente se transformar em profecias realizáveis. Se você pisar em um palco para fazer um importante pensar discurso e começar a pensar: “Eu vou estragar tudo”, você vai ser distraído – e essa distração pode fazer você esquecer as palavras. Para com isso. Prever resultados desastrosos vai aumentar o seu grau de ansiedade.
Buscar aprovação
Suas tentativas de ganhar a aprovação dos outros podem sair pela culatra. Ao tentar decifrar como um entrevistador está percebendo suas respostas, por exemplo, poderia fazer com que você tropece em suas palavras. Pare de tentar obter aprovação. Embora possa ser importante avaliar a reação do seu público – como, por exemplo, no meio de um discurso de vendas – o tempo que você gasta fazendo isso equivale ao tempo que você não está focado na sua tarefa atual. Mantenha o foco em fazer o seu melhor e reconheça que você não pode controlar como as outras pessoas respondem.
Focar-se na autodúvida
A insegurança pode facilmente matar seus sonhos. Se você for a uma entrevista de emprego pensando: “Eu nunca vou ser contratado”, a sua autodúvida vai brilhar e você vai ser menos propenso a conseguir o emprego. Rejeição só vai alimentar a autodúvida e criar um ciclo negativo que é difícil de quebrar. Para virar o jogo, crie uma lista de suas habilidades, talentos e realizações. Leia a lista regularmente e quando você estiver atormentado com a dúvida, lembre-se de todas as razões pelas quais você é “boa o suficiente”.
Colocar-se para baixo
É impossível alcançar um bom desempenho quando você está dizendo a si mesmo: “Você é estúpido” ou “Você não pode nunca fazer nada direito”. Ter pensamentos negativos sobre si mesmo irá desencorajá-lo a dar o seu melhor e vai deprimi-lo rapidamente. Mude esse comportamento. Converse com você mesmo como se fosse um amigo de confiança. Se você não usaria tais palavras duras com outra pessoa, não permita que seu senso crítico use estas mesmas palavras para se referir a você.
Autoquestionar-se o tempo todo
Enquanto você questiona suas escolhas do passado, pode acabar se esquecendo de viver o momento presente. Portanto, pare de se questionar se você fez a coisa certa. Aprenda a focar mais a sua atenção, para que você possa aprender a estar totalmente presente no aqui e agora.