Home > Empreendedores > O que é uma startup e qual a sua relação com a internet?

O que é uma startup e qual a sua relação com a internet?

Modelo de negócio tendência em todo o mundo é perfeito para transformar ideias inovadoras e financeiramente promissoras em empreendimentos de sucesso

Basta dar uma olhada um pouco mais atenta nas revistas e sites especializados em negócios para encontrar todo tipo de informação sobre as startups. Principalmente quando estamos falando de inovação e novos negócios, elas surgem como uma tendência quente e que promete se consolidar como modelo em um mercado cada vez mais competitivo, fluido e ávido por novidades e soluções.

O termo startup começou a ser utilizado no período entre 1996 e 2001, época em que ocorreu a chamada bolha da internet. Neste momento foram realizados elevados investimentos a partir de ideias que, utilizando as então novíssimas possibilidades da web, tinham potencial de gerar muito dinheiro. Essa bolha estourou justamente quando grande parte desses negócios mostraram-se insustentáveis financeiramente.

Bem mais maduras e promissoras, as startups atuais diferenciam-se das outras pequenas empresas por serem criadas em ambientes de extrema incerteza, em um cenário inicial de escasso ou nenhum investimento financeiro. Por isso mesmo, além do produto ou serviço oferecido pela nova empresa, seu modelo de negócio também precisa ser elaborado de forma pragmática e criativa ao mesmo tempo. Como a inovação é uma tendência entre as startups, compreender novos mercados é outro desafio considerável.

Os gestores de uma startup precisam, ainda, estar preocupados com as possibilidades de crescimento do negócio. É deles a responsabilidade de planejar estratégias que sejam capazes de fazer o empreendimento ser altamente rentável – e, também, de fazer esse plano dar certo na prática.

Para proporcionar uma estrutura para o desenvolvimento desses negócios, permitindo que as ideias possam ser testadas em sua concretude, as startups podem contar com o apoio de investidores, também chamados de Investidores Anjo. Estes profissionais têm a missão de buscar no mercado as propostas que realmente apresentem possibilidades de se transformarem em grandes negócios.

Startup

Foto: Reprodução

Diante de uma startup promissora, estes investidores dão uma quantia inicial, chamada de investimento semente, para que uma primeira etapa do negócio possa se estabelecer. A partir desse momento, gestores e colaboradores da startup contam com metas e, dependendo do desempenho, podem contar com novos investimentos. Assim, as startups apontam a possibilidade de transformar uma boa ideia em um empreendimento real, com todos os desafios de qualquer empreitada desta natureza.

Matérias Relacionadas