Unir trabalho e qualidade de vida deixou de ser um sonho inatingível há muito tempo. A empresa que adota medidas que minimizem o estresse diário e valorize o desempenho dos colaboradores é procurada com fervor pelos profissionais mundo afora.
Quando se fala em qualidade de vida, se fala também em felicidade. E este sentimento está estritamente ligado à produtividade. Um dos estudos que comprova esta tese é o do Instituto, Visão Futuro, que atua na disseminação dos conceitos de Felicidade Interna Bruta (FIB).
Susan Andrews, coordenadora do instituto, disse em evento ocorrido em São Paulo que um funcionário feliz é o principal fator de produtividade das empresas, porque faz tudo melhor. Ele tem atitudes positivas que estimulam a produção de dopamina (hormônio que causa a sensação de bem-estar) e também os centros de aprendizado do cérebro.
Outro estudo, desta vez realizado pela Universidade de Warwick (Reino Unido), dividiu 700 participantes em três grupos: um para assistir a um clipe de filme de comédia, outro para comer chocolate de graça e outro para falar sobre tragédias familiares recentes. Os resultados revelaram que a felicidade tornou os voluntários cerca de 12% mais produtivos.
E já que foi comprovado que a felicidade gera produtividade, e que esta gera resultados, Drew Hendricks, colunista do site Business Insider, escreveu seis dicas de como as empresas podem tornar seus funcionários mais felizes no trabalho. Veja abaixo:
Deixe-os trabalhar remotamente
Estamos em uma era de conectividade constante. Com plataformas como o Skype, e agora Slack, a comunicação à distância ficou mais fácil. Se a sua equipe ainda está operando em um modelo tradicional (9h por dia e cinco dias por semana), é hora de começar a agitar as coisas. Estudos mostram que as pessoas são mais produtivas e mais felizes quando têm a liberdade de trabalhar em casa, mesmo que seja apenas uma parte do tempo. Home office pelo menos um dia por semana está se tornando tão comum que os melhores candidatos passarão a perguntar que tipo de flexibilidade a empresa oferece antes de considerarem a possibilidade de se juntar à equipe.
Comprometa-se com o desenvolvimento profissional dos colaboradores
Para as pessoas realmente inteligentes, o que mais importa em um trabalho não é o salário ou o estilo de vida que o trabalho proporciona, mas o desenvolvimento profissional que a empresa oferece. O empresário deve trabalhar para reafirmar constantemente que fez a escolha certa, ajudando seus colaboradores a progredirem em suas carreiras. Cogite realizar sessões de treinamentos em casa ou patrocinar cursos de extensão que ajudem seus funcionários a desenvolverem novas habilidades. É sempre bom para o funcionário saber que está em um ambiente de trabalho que celebra a aprendizagem e cria circunstâncias para um maior desenvolvimento em todas as hipóteses.
Dê autonomia
Ninguém gosta de ter alguém pendurado no pescoço. Na hora da contratação você decidiu que aquela pessoa seria qualificada para o trabalho e um bom investimento para a sua cultura empresarial. Da mesma maneira, o novo colaborador foi convencido o suficientemente da ética de trabalho da empresa. Então, uma vez que a decisão é tomada, dê um passo para trás e permita que ele assuma o comando da função para a qual foi designado. Claro, você deve realizar um trabalho de integração completa, mas, feito isso, deixe que o novo membro da equipe venha até você se precisar de mais orientação. Caso contrário você dará a impressão de que ele não está preparado para o seu trabalho ou que você não confiar nele. Recuar é uma forma não-verbal de mostrar confiança nas capacidades e potencialidades do colaborador.
Incentive as pausas durante o dia
Já que não existem picos de produtividade de oito, dez ou doze horas, por que as empresas exigem que os empregados passam o dia inteiro atrás de uma mesa? Isto fere a produtividade global da sua empresa e contribui para maiores níveis de estresse. Estudos mostram que mais de 85% dos funcionários acreditam que as pausas durante o dia irão torná-los mais produtivos, mas mais de metade deles não fazem pausas, porque sentem que não são incentivados a fazê-las. Por isso, incentive seus funcionários a esticarem as pernas, sair ou, até mesmo, irem a uma sessão de ginástica na hora do almoço.
Dê-lhes a noção do todo
Executivos de negócios têm uma imagem mais clara de onde a empresa está quando se dirigem aos seus empregados. Da mesma maneira, certifique-se de que você está mantendo os empregados atualizados sobre as mudanças estruturais que os afetam ou sobre novas iniciativas estratégicas que irão moldar o futuro da empresa. Quando você atribuir uma tarefa, conecte seus funcionários de forma macro, pois isso dirá a eles como o projeto se relaciona com a missão da empresa e os ajudará a entender como e por que o trabalho que estão fazendo é importante, tornando-os mais animados a trabalharem em cima do projeto e a terem mais orgulho dele.
Mantenha o trabalho no trabalho
Quando o funcionário não sabe delimitar fisicamente o espaço de trabalho e o de casa pode significar que a jornada de trabalho nunca para. Então, é preciso colocar em prática medidas que lembrem você e sua equipe de que é preciso dar um tempo para recarregar as energias. Pesquisas mostram que o funcionário capaz de separar mentalmente a vida profissional da pessoal e se recuperar de um dia de trabalho executa melhor suas funções e é mais feliz em seus trabalhos. Sem essa prática revigorante, o burnout ocorre a longo prazo.