Home > Motivação > Estresse positivo no trabalho: como tirar proveito dele?

Estresse positivo no trabalho: como tirar proveito dele?

Chamado de eustresse, esse sentimento pode nos tornar profissionais melhores

iStock.com / m-imagephotography Ao tirar proveito dos efeitos do estresse, as chances de se desenvolver no trabalho são grandes.

O estresse é sempre associado a sintomas como fadiga, dores gastrointestinais e tensão excessiva. Quem sofre desse problema tem dificuldades para dormir, problemas de produtividade e acaba descontando seu nervosismo nas pessoas mais próximas. Entretanto, nem todo estresse é ruim. Pode acreditar. Existe também o estresse positivo, aquele que dá impulso para você ser mais produtivo e eficiente no ambiente de trabalho.

Denominado “eustresse”, esse tipo de estresse nos permite ficar mais fortes para lidar com as adversidades do dia a dia. Mas vale lembrar que o estresse positivo precisa de limite para surtir o efeito desejado. Quando a dose de pressão é constante, o efeito deixa de ser benéfico, o que compromete a produtividade e o ânimo do profissional, resultando em intenso cansaço físico e mental.

Benefícios do estresse positivo

De uma maneira geral, o estresse positivo nos ajuda a tomar decisões com mais agilidade e amplia nossa capacidade de armazenar informações, o que nos ajuda na hora de planejar ações e nos torna mais competitivos. Veja como aproveitar esse sentimento para dar uma impulsionada na carreira:

Serve como motivação
Nem sempre aquele friozinho na barriga ou aquela acelerada repentina no coração são ruins. Pense que esses sentimentos alertam você para uma missão, um desafio que está à sua frente. Então controle a respiração, acredite em você mesmo e encare o desafio. Mesmo se você não conseguir, reconheça sua iniciativa de ter tentado.

Ressignifica o medo
Nem sempre o medo paralisa. Em certos casos, ele serve de alerta para que você se prepare para que virá por aí. Sendo assim, você percebe que algo importante está em xeque e você precisa agir para solucionar o problema.

Tira você da zona de conforto
Por mais que o ser humano busque a felicidade, é na dor que ele acaba crescendo. Com o estresse acontece a mesma coisa. Se você procurar o lado positivo dos sintomas desse sentimento, vai estar pronto para encontrar a solução para o seu problema e aprender com ele. Mas para isso será preciso se mover.

Testa a sua resiliência
Sempre que estamos prestes a “sair do eixo, os sintomas do estresse aparecem como sinal de alerta. Não há um profissional no mercado que não passe por adversidades no seu dia a dia, por mais que ame o que faz. O segredo é como ele retoma seu equilíbrio depois de passar por esse problema. Quando mais resiliente ele for, mais fácil e rápido ele vai lidar com o problema.

Facilita o aprendizado e turbina a memória
Acontecimentos bons e ruins marcados por forte impacto emocional dificilmente saem da memória. E quando esses acontecimentos estressantes nos levam a tomar decisões rápidas e assertivas e a crescer, nos levam ao amadurecimento e se tornam parâmetro para situações futuras. Portanto, em momentos de estresse é importante agir e executar tarefas estratégicas, pois é nessas horas que as ações são gravadas com mais ênfase na memória.

Permite que você desfrute dos efeitos da oxitocina
Quando estamos estressados, liberamos o oxitocina, o chamado hormônio do amor. Pode parecer contraditório, mas é nessa hora que a gente percebe o lado positivo do estresse. Ao passaremos por alguma dificuldade, desenvolvemos comportamentos sociais, ou seja, queremos dividir nossas histórias, estar perto de pessoas que são importantes para a gente. Sendo assim, aproveite este momento para dar e receber atenção e apoio.

Matérias Relacionadas