Forte pressão do chefe, prazos impossíveis de serem cumpridos, material de trabalho insuficiente, ambiente recheado de pessoas tóxicas. Esses são alguns dos ingredientes que, juntos, levam um profissional ao esgotamento, o que chamamos de Síndrome de Burnout. E esse sentimento não atrapalha apenas a produtividade no trabalho. A vida pessoal também é fortemente abalada.
De acordo com pesquisa realizada pelo Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia, feita em 2008 e publicada recentemente em artigo da coach Monique Valcour, na Harvard Business Review, esse esgotamento tem três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal. Conheça cada uma delas:
Exaustão emocional: quando o profissional está emocionalmente esgotado, se sente esgotado, não apenas emocionalmente, mas muitas vezes fisicamente e cognitivamente bem. Não consegue se concentrar, fica facilmente chateado ou irritado, adoece com mais frequência e tem dificuldade em dormir.
Despersonalização: apresenta sentimentos de alienação e cinismo em relação às pessoas e ao trabalho. Deixa de se importar com tudo isso e, mesmo que não se imagine nesse quadro por muito tempo, não enxerga caminhos para sair dele.
Redução da realização pessoal: diminuição da capacidade de execução e da crença em si mesmo. E, neste caso, as empresas geralmente descreve o profissional como de baixa performance e não como alguém em crise, que precisa de ajuda.
Síndrome de Burnout prejudica empresas e profissionais
Independentemente da dimensão na qual o profissional se encontra, é importante ressaltar que o esgotamento não pode ser ignorado, porque ele não desaparece por si só e suas consequência são graves, incluindo doenças coronárias, hipertensão, problemas gastrointestinais, depressão, ansiedade, aumento do uso de álcool e drogas, conflitos conjugal e familiar, alienação, sentimento de inutilidade diminuição das perspectivas de carreira.
As empresas também perdem com a Sindrome de Burnout: sofrem com diminuição de desempenho, absenteísmo, rotatividade, maior risco de acidentes, comprometimento de moral e compromisso, cinismo e pouca vontade de ajudar os outros.
Dicas para evitar a Síndrome de Burnout
Se você se sente esgotado, a coach Monique Valcour dá as seguintes dicas:
Priorize cuidar de si mesmo e reconstitua seus recursos pessoais. Comece fazendo uma consulta com seu médico e reforce sua capacidade de execução. Priorizar bons hábitos de sono, nutrição, exercício, ligação com as pessoas que você gosta e também práticas que promovam a calma e bem-estar, como a meditação, terapia da conversa ou apenas fazendo uma atividade que você goste.
Analise a sua situação atual. Você sabe o que esgota você? Se não, controle a forma como você gasta seu tempo por uma semana. Anote o que está fazendo, com quem está e como se sente. Isso lhe dá uma base para decidir onde fazer mudanças certas e limitar a sua exposição às tarefas, pessoas e situações que lhe fazem mal.
Reduza a exposição a fatores de estresse no trabalho. Avalie a sua rotina e encaixe momentos de pausa para descansar e repor as energias. Reduza suas tendências perfeccionistas, delegue as tarefas que não são necessárias para você fazer pessoalmente e comprometa-se a se desligar do trabalho à noite e aos fins de semana.
Aumentar os recursos de emprego. Valorize seu tempo gasto. Estenda a mão para pessoas que você confia no trabalho. Interaja com as pessoas estimulantes. Faça brainstorms. Converse com seu chefe para encontrar recursos que lhe ajude a executar as tarefas com mais precisão (peça treinamentos, suporte e feedback).
Aproveite a oportunidade para reavaliar. Algumas coisas em seu trabalho são possíveis de serem mudadas. Se, por exemplo, a cultura organizacional é ruim, é provável que você nunca prospere lá. Se o conteúdo do seu trabalho não tem relação com você, encontre algo mais significativo para prosperar. Não há nenhum trabalho que vale a sua saúde, sanidade ou alma. Para muitas pessoas, o esgotamento é a alavanca que as motiva para fazer uma pausa, um balanço ou criar uma carreira satisfatória.