Pessoas com complexo de superioridade precisam, com muita frequência, exaltar suas conquistas e qualidades. Atitudes que acabam tornando-a uma companhia desagradável.
É muito comum ouvirmos falar sobre complexo de inferioridade no ambiente corporativo: profissionais inseguros, com baixa autoestima e que se sentem inferiores em relação ao restante da equipe. Pouco se fala sobre o complexo de superioridade – que atinge muitas pessoas e deixa um clima pesado no trabalho por ser difícil lidar com a arrogância e inconveniência de profissionais que sofrem com esse problema.
Na maioria das vezes, esses indivíduos realmente acreditam que estejam acima dos demais, que são mais competentes, inteligentes e que todas suas ações e ideias são melhores. O grande problema é que, para se sentir bom o suficiente, esta pessoa normalmente inferioriza os colegas e colaboradores e age como dono da verdade, atrapalhando a rotina e até os resultados dos demais.
Quem sofre de complexo de superioridade, na realidade é uma pessoa insegura. Por mais que afirme o contrário, este profissional duvida da sua própria capacidade e competência e sentir-se superior é, na verdade, um mecanismo para camuflar seus medos e inseguranças.
Principais comportamentos de profissionais com complexo de superioridade
- Hábito de se vangloriar o tempo todo;
- Achar que colaboradores ou colegas são inferiores e menos inteligentes;
- Necessidade de inferiorizar os demais;
- Apontar apenas os defeitos e exagerar nas comparações;
- Acreditar que só terá reconhecimento por meio das suas realizações e conquistas;
- Visão distorcida e exagerada sobre suas capacidades;
- Não conseguem esconder o sentimento de inveja;
- Preocupação excessiva com a opinião das pessoas;
- Costumam ser extravagantes;
- Possuem dificuldade em receber críticas e reconhecer suas falhas;
- Necessidade de se justificar o tempo todo.
Como lidar com colegas que sofrem com complexo de superioridade?
Estabeleça limites
Defina o que é e não é aceitável e estabeleça seus limites de forma clara. Fale com tranquilidade sobre o que é preciso para realizar as demandas do trabalho da melhor maneira possível.
Exponha suas ideias
Fale sobre suas ideias e exponha seus argumentos de forma tranquila e com confiança. Ao manter a calma e ouvir o que a pessoa tem a dizer, você evita conflitos. Caso a pessoa esteja equivocada, apenas revele a fraqueza dos argumentos que ela está apresentando e assim abra caminhos para que sua posição seja ouvida.
Entenda o problema
Pessoas que sofrem com complexo de superioridade são inseguras e duvidam da sua própria capacidade. Para se sentirem melhor costumam nivelar as pessoas por baixo. Ao reconhecer esse comportamento, destaque os pontos fortes do seu colega e exponha isso. Assim a necessidade de autoafirmação será amenizada.
Foque no resultado da equipe
Quando o comportamento do profissional com complexo de superioridade estiver interferindo negativamente no resultado e na missão da equipe, traga o foco apenas para a realização do trabalho coletivo, assim é possível reduzir a concorrência individual.
Como vencer a necessidade de ser o melhor
Caso você possua o complexo de superioridade, entenda que as outras pessoas não precisam estar erradas para você estar certo. As pessoas não precisam perder para que você ganhe. Existe espaço para todos e cada um possui suas próprias conquistas e qualidades.
Invista no autoconhecimento, assim encontrará mais motivos para confiar em si mesmo e se sentir capaz. Conhecer sua história de vida, sua personalidade, forças e fraquezas permite que você tenha uma visão clara do seu potencial.