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A comunicação escrita como instrumento para o sucesso e credibilidade profissional e pessoal

© Depositphotos.com / librakv A maneira como o profissional se comunica dita muito sobre seu sucesso nas empresas.

Em um contexto cada vez mais competitivo, mais foco se dá às necessidades dos profissionais no seu preparo para ampliar suas competências, suas habilidades e ter uma atitude proativa. Destaca-se sobremaneira, diante de dessas necessidades, a capacidade de se comunicar bem, quer seja falando ou escrevendo, ainda mais sob os recursos da mídia digital, exigindo clareza, objetividade, concisão, correção e coerência.

Boa parte do sucesso dos profissionais é advindo da maneira como se comunicam, englobando a forma e o conteúdo, a capacidade de ajustar sua fala ou escrita à capacidade de compreensão do seu interlocutor e adequação em relação a cada situação, tanto que, em uma condição de igualdade de formação e experiência, destacam-se os que melhor se comunicam.

Aliás, se observarmos melhor, notaremos que muitas das atividades exigem esse preparo, pois a comunicação está presente em relacionamentos, apresentações em público, formulação de propostas, projetos, tratados, relacionamento com a imprensa, negociações, vendas, liderança, atendimento a clientes, treinamento, motivação de colaboradores, reuniões de todos os tipos e a projeção da imagem, tanto do profissional ou da empresa, por meio dos seus colaboradores.

Para uma empresa estar à frente do seu tempo e, em especial, dos seus concorrentes, é fundamental que seus colaboradores tenham o devido preparo para se comunicar bem em qualquer contexto. Para isso, é preciso conhecer bem o seu idioma, as normas da escrita para elaborar textos simples, bem estruturados e ajustados à capacidade de compreensão de quem irá lê-los ou interpretá-los.

Há os problemas mais comuns na comunicação escrita, dentre os quais destaco gramática incorreta, limitação ou adequação do vocabulário, textos rebuscados, incongruência, prolixidade e inadequação em relação ao veículo ou ao contexto.

Comunicação: desafio para futuros e profissionais veteranos

O estudante ou profissional, seja ele de qualquer área, precisa conhecer bem seu idioma e as normas de escrita e uso, para que assim possa elaborar textos concisos e bem estruturados, transmitindo o seu objetivo, ponto de vista ou intenção, mostrando seu empenho em se atualizar e a preocupação em se fazer compreender, conseguindo, com isso, informar com precisão, desenvolver argumentos com propriedade, persuadir com convicção e motivar com simplicidade.

As transformações socioeconômicas e os avanços tecnológicos ocorridos no mundo nas últimas décadas, como a internet, a globalização dos mercados, as novas tecnologias da informação e o aumento da competitividade obrigaram as organizações e todos os profissionais a reavaliarem e ajustarem processos, estruturas, formas de atuação e muitos outros aspectos e paradigmas até então pouco mutáveis ou praticamente estagnados.

Esse movimento ampliou a necessidade de compreensão e trouxe consigo uma excelente oportunidade para o aprimoramento das atividades de comunicação, fazendo-a assumir uma posição estratégica nas organizações, pois tanto interna quanto externamente, ela é o instrumento mais capacitado para a potencialização do intercâmbio de informações entre pessoas e empresas.

Sob essa perspectiva, o desenvolvimento de estratégias argumentativas e persuasivas para construção de textos orais e escritos pode garantir credibilidade, corroborando para diferenciais competitivos.

Relação entre comunicação e empresas

A comunicação de modo geral no ambiente corporativo não oferece apenas informações, com ela transmite-se o nível cultural e a desenvoltura profissional e pessoal de quem está se comunicando. Por isso, é preciso se atentar aos aspectos e regras gramaticais, ortográficos e, principalmente, semânticos do discurso. Um português bem dito e bem escrito traz, com toda certeza, maior credibilidade ao comunicador e à empresa na qual atua.

Na comunicação, em especial a escrita, temos observado que sua atualização não é levada tanto a sério, tanto que é comum observarmos erros e textos difíceis de serem compreendidos. São comuns as solicitações de empresas que buscam soluções customizadas por meio de cursos corporativos para eliminar dificuldades de expressão e interpretação em língua portuguesa, responsáveis por problemas de percepção equivocada e, consequentemente, conflitos geradores da queda de produtividade e dificuldades na realização dos seus objetivos.

Capacitar os profissionais para elaboração de textos claros, coesos e coerentes, que atendam às necessidades comunicacionais da empresa é item crucial e necessário para atingir resultados positivos e crescentes, além de gerar motivação. A comunicação é uma habilidade humana que torna possível a manifestação e exteriorização do que se passa na vida interior. Graças a essa habilidade de perceber e comunicar, o homem enriquece o seu referencial de conhecimentos, transmite sentimentos e pensamentos, esclarece e, o mais importante, interage com seus semelhantes tanto nos ambientes pessoais quando nos profissionais.

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