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Saiba como melhorar a gestão e aumentar a produtividade da empresa

scyther5 / iStock / Getty Images Plus Para aumentar a sua produtividade dentro da empresa é fundamental se concentrar e estabelecer prazos para suas tarefas.

Manter uma gestão eficiente dentro das empresas pode ser uma tarefa bastante difícil para os gestores, especialmente quando esta ação exige sejam reduzidos os custos ao mesmo tempo em que a produtividade dos colaboradores é elevada, tudo isso sem afetar a eficácia e a qualidade do trabalho executado.

A produtividade é considerada a chave para o sucesso de qualquer empresa.  Por isso, a principal medida para alcançar uma melhor gestão e aprimorar os resultados alcançados consiste na implementação de medidas simples, mas que são essenciais para o sucesso da organização como um todo.

Confira abaixo algumas dicas importantes para otimizar a estrutura organizacional e garantir que a empresa tenha uma gestão mais eficiente e que otimize a produtividade.

5 dicas para melhorar a gestão e aumentar a produtividade

Evite a necessidade de retrabalho

O retrabalho nas empresas é um dos principais fatores que levam à queda na motivação e produtividade dos colaboradores. Existem diversos motivos para que esse tipo de problema aconteça, que vão desde a falta de um planejamento até falha na comunicação interna ou externa.

A necessidade de retrabalho pode ser facilmente evitada por meio da elaboração de planejamentos eficientes, além da atenção aos prazos, utilização de um checklist para verificação das tarefas, melhoria da comunicação dentro da empresa, identificação dos erros cometidos e automatização dos processos.

Concentre-se

Pesquisas apontam que as pessoas demoram entre cinco a dez minutos para se concentrar novamente após alguma interrupção. Por isso, é fundamental que durante a execução de uma tarefa, você evite olhar e-mails, ver mensagens e entrar em redes sociais, de modo a minimizar a improdutividade e reduzir as chances de que ocorram erros.

Estabeleça prazos

Um dos fatores que mais atrapalham a boa gestão é o descumprimento de prazos para demandas e tarefas que são dependentes umas das outras, uma vez que o prazo não cumprido acaba atrapalhando todas as demais atividades. Nesse sentido, estabelecer prazos e se preocupar em cumpri-los permite que esse todos os processos sejam mais organizados, facilitando a integração entre as equipes e evitando a necessidade de fazer horas extras.

Você também pode estabelecer prazos pessoais, de modo a organizar suas tarefas para serem executadas sem atraso. Esta é uma ação que pode ser extremamente útil para aumentar o foco, maximizar a concentração e para garantir que você finalize todos os objetivos daquele dia, semana ou mês.

Elabore uma lista de tarefas

Ter uma lista de tarefas é a melhor forma de administrar suas atividades e demandas de maneira estratégica. Listar tudo o que você precisa fazer no dia permite a identificação de falhas em seu planejamento e modo de conduzir e organizar o dia, o que pode ser muito positivo para aumentar sua produtividade no trabalho.

Você pode criar sua lista de tarefas antes de começar o dia de trabalho ou no final do dia anterior, facilitando a visualização de tudo aquilo que precisa ser realizado em determinado período.

Crie um plano de ação

A diminuição da produtividade e a gestão ineficaz podem ser resultado de uma falta de direcionamento dos colaboradores para uma determina tarefa. Por isso, criar um plano de ação com o passo a passo necessário para a execução de um determinado trabalho pode fazer toda a diferença na produtividade do funcionário, ajudando a evitar o retrabalho das tarefas.

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