Home > Opinião > Você está preparado para as pessoas difíceis?

Você está preparado para as pessoas difíceis?

AntonioGuillem / iStock / Getty Images Plus Pessoas difíceis são aquelas são aquelas que desestabilizam as outras ao redor.

Pessoas difíceis são um tema presente na vida de muitos, seja por um familiar, um amigo, aquele colega de trabalho que causa desconforto apenas em lembrar, ou ainda pior, o chefe controlador ou arrogante. É nítido que as pessoas estão cada vez mais individualistas, nervosas, ansiosas, egoístas e apressadas, daí explica-se a dificuldade de relacionamento cada vez mais latente, bem como a forte presença das redes sociais no nosso dia-dia, acaba se tornando uma fuga.

Existem diversas definições para pessoas difíceis, a que acredito ser mais coesa é: “pessoas difíceis são aquelas que desestabilizam as outras ao seu redor”. Atualmente muitas pessoas estão optando por morar sozinhas, são avessas ao casamento ou a relacionamentos sérios, e isso transfere-se também para a vida profissional, um universo de profissionais competentes, com boa ou excelente entrega, entretanto com dificuldades de convívio com seus pares, fornecedores, clientes e etc.

Alguns “perfis difíceis” são fáceis de serem identificados, causam irritação e incômodo, transformando de forma negativa o ambiente em que estão inseridos, os perfis mais comuns de ser encontrados são:

Sabe-tudo

Simplesmente conhece da receita do bolo de fubá aos cálculos da equação da relatividade, não deixa se intimidar e opina sobre todos os assuntos, muitas vezes prolonga de forma demasiada assuntos simples, tornando o ambiente pesado com discussões sem sentido.

Controlador

Tem um interesse quase que incontrolável por saber as fraquezas das outras pessoas, não para dominá-las e sim para exercer algum tipo de influência. Normalmente é vingativo, desconsidera a opinião e a vontade dos outros, adora ter a palavra final.

Sempre diz não

Um perfil capaz de destruir boas ideias, não é a favor de mudanças, principalmente as que não saem de sua cabeça. Desmotiva os que estão ao seu redor, bloqueando as pessoas inovadoras e diferenciadas.

Arrogante

Talvez um dos mais comuns de se encontrar, e também um dos mais complicados de compreender. Trata as outras pessoas com inferioridade, olhando por cima e com o nariz empinado. Muitos perdem a paciência com facilidade quando se deparam com este perfil, que gosta de ser o centro das atenções, e a modéstia é de longe uma qualidade que o arrogante não possui.

Indeciso

Perfil que não toma decisões sem antes consultar outra pessoa. Comumente torna-se dependente, causando aborrecimento e impedindo a evolução dos seus pares. Não assume responsabilidades, demandando de um grau elevado de atenção, normalmente sua entrega fica abaixo da média.

Egocêntrico

Só pensam neles, não fazem questão de se colocar no lugar dos outros, adoram ser admirados e tomam atitudes baseadas unicamente no “eu”. Nem sempre são fáceis de se habituar-se, e causam problemas no convívio em grupo.

Explosivos

Uma verdadeira bomba relógio. São altamente nocivos a qualquer tipo de ambiente, alguns são desrespeitos, possuem dificuldade em dialogar e quando são pressionados tendem a agir de forma irracional.

Dominador

Diferentemente do controlador, o perfil dominador gosta de exercer o poder sobre tudo e todos, se julga o mais forte e indestrutível, baseia-se na inflexibilidade, considera a sua palavra sempre a mais importante, não aceita ser contrariado e quase sempre centraliza a tomada de decisões.

Impulsivos

Podem ser calmos, porém decidem as coisas sem calcular os riscos, não são coerentes e não seguem uma linha de raciocínio, agem conforme a emoção, seja a alegria, tristeza ou o nervosismo, são difíceis de compreender e comumente afetam negativamente as pessoas ao seu redor.

O ideal é compreender e saber qual é o perfil das pessoas que estão ao seu redor, principalmente as difíceis, pois isso permite agir de forma a não gerar ainda mais problemas, impedindo qualquer tipo de embaraço.

Matérias Relacionadas