Quantas vezes você já pensou em pedir aumento de salário, mas na hora faltou coragem? Você não está sozinho! Segundo dados de uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half em 2012, quase metade dos profissionais nunca pediu aumento.
Na pesquisa foram ouvidos 764 profissionais e os números mostraram que 45,6% dos entrevistados nunca conversaram com os chefes sobre um aumento salarial. O principal motivo apontado por eles foi porque não se sentiram à vontade com a situação. Apenas 10,2% dos entrevistados afirmaram que já pediram aumento.
Antes de falar com seu chefe é preciso ter dados consistentes sobre seu desempenho profissional para melhorar seu poder de argumentação. Além disso, é imprescindível observar a situação atual da empresa e saber como estão os salários na área em que você atua.
Alguns mitos também devem ser deixados de lado na hora de pedir o tão sonhado aumento de salário. Dificilmente o profissional irá conseguir atingir seu objetivo alegando que necessita ganhar mais porque está com problemas pessoais. Argumentar que seu colega de trabalho recebe mais do que você também não é uma boa estratégia, afinal você deve identificar como anda o seu rendimento dentro da empresa ao invés de fazer comparações. Além disso, alegar que recebeu uma proposta melhor de salário em outra companhia pode ser um tiro no pé e ter o resultado oposto ao esperado.
Porém, algumas dicas podem lhe auxiliar na hora de encarar o chefe:
1- Não basta dizer que merece o aumento porque chega no horário e que cumpre suas tarefas. Isso nada mais é do que sua obrigação. Busque realizar atividades que gerem benefícios para a empresa e, com isso, mostrará que faz além do que foi contratado para realizar;
2- Não dê indiretas sobre o que deseja, marque uma reunião com seu superior;
3- Tente descobrir quando é o momento certo de chamar seu chefe para a conversa. Portanto, evite dias atribulados. Fim do mês nem sempre é uma boa hora para pedir aumento;
4- Mostre seu valor e apresente resultados concretos sobre o que vem desempenhando no dia a dia;
5- Antes de pleitear um aumento, seja realista com o momento financeiro atual da empresa;
6- Mantenha-se calmo. Caso ache necessário, ensaie o que falará;
7- Não tenha pressa. Após conversar com seu chefe, ele precisará de tempo para avaliar o pedido.