Se a falta de entusiasmo com o trabalho e até a ida ao escritório tornou-se uma tarefa maçante, isso pode ser indício de que a melhor saída é pedir demissão do emprego e partir para novos desafios.
Saber o momento certo e como explicar suas razões para o chefe podem fazer qualquer um perder o sono. Você não precisa produzir um videoclipe, como fez a roteirista americana, Marina Shifrin, ou publicar uma carta no The New York Times para anunciar seu desligamento da empresa, como o ex-diretor do Goldman Sachs, Greg Smith.
Separamos algumas dicas para ajudá-lo a identificar quando é o melhor momento para se desligar da empresa e como pedir demissão sem manchar sua imagem dentro da companhia.
Quando pedir demissão
O tempo médio de permanência na empresa vem diminuindo. Antigamente as pessoas passavam cerca de 10 a 15 anos na mesma companhia. Entretanto, esse número está mudando e a média atingiu a marca de oito anos. Assim, não é raro encontrar quem está pensando em trocar de emprego.
Segundo o consultor de carreiras Max Gehringer, a insatisfação é um sinal de que já passou da hora de pedir demissão. Porém, é importante avaliar três fatores antes de pedir as contas e mudar de empresa. São eles: salário mais alto, melhores oportunidades de crescimento e bom ambiente de trabalho.
Como pedir demissão
Antes de tudo é importante saber quais são as razões para essa decisão. Por isso, reflita bastante antes de expor para o chefe seu pedido. Além disso, ele deve ser o primeiro a saber, por isso, escolha um momento adequado para conversar e marque horário para comunicar sua decisão. Esteja preparado para ouvir uma contraproposta e avalie se vale a pena ou não seguir na empresa.
Outro ponto importante é verificar quanto tempo será necessário para deixar seu trabalho em dia antes de partir e cumprir suas metas prévias. Cumpra o aviso prévio como se fossem seus primeiros dias no trabalho, pois essa atitude mostra seu comprometimento com suas tarefas. Afinal, ética e credibilidade são características que sempre serão lembradas pelo seu chefe e por seus colegas de trabalho.
Por fim, não se sinta culpado ao deixar a empresa e agradeça as oportunidades que teve ali. Não seja arrogante e não saia falando mal de todos que conviveram com você pelo período em que esteve na companhia. Deixar as portas abertas é primordial para, quem sabe, uma futura volta à empresa.