O mercado digital brasileiro se tornou bastante atraente para profissionais que tomam a decisão de abrir o seu próprio negócio. Desde os princípios da internet, já estávamos entre os primeiros em tempo de navegação e de compras online. No segundo semestre de 2013, segundo dados divulgados pelo Ibope Media, o país atingiu a marca de 105,1 milhões de usuários de internet.
E a grande tendência do momento por parte dos empreendedores digitais são as redes sociais. Cada vez mais profissionalizadas, as atualizações e estratégias feitas para empresas em suas páginas estão, a cada ano, mais sofisticadas. Para dar conta desta demanda, os profissionais de social media já contam com conhecimentos específicos, amadurecendo uma área que recebe investimentos e gera um volume crescente de negócios.
Outra área importante para o empreendedorismo digital brasileiro é o comércio eletrônico, também chamado de e-commerce. A presença na rede é um artigo cada vez mais necessário em lojas dos mais diferentes ramos e multiplicam-se os negócios que nascem e prosperam comercializando seus produtos apenas via internet. Da mesma forma, surgem tecnologias que facilitam a implementação e gestão das lojas online. Para 2013 a previsão é de que o setor de e-commerce fature aproximadamente R$ 28 bilhões, segundo pesquisa realizada pela E-Bit.
Desta forma, os profissionais de tecnologia, design, conteúdo, social media e outros ligados a área digital encontram cada vez mais caminhos para se consolidarem como empreendedores, reunindo talentos e ideias para oferecer serviços diferenciados. Pequenas e médias empresas começam a utilizar mais os recursos da web, criando mais uma onda de demanda para os empreendedores digitais.
Segundo dados apresentados no último mês de agosto, durante o ciclo de palestras Digital Week, os segmentos de mídia e conteúdo são os mais desenvolvidos entre os empreendedores digitais no Brasil. Já os principais desafios são a promoção da interação e identificação dos públicos, ações que visam amadurecer estratégias digitais para que elas se tornem mais direcionadas e efetivas. Esses são os caminhos a serem trilhados pelos empreendedores digitais brasileiros nos próximos anos.