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Coleguismo no trabalho: qual o limite das amizades no ambiente de trabalho?

Jacob Ammentorp Lund / iStock / Getty Images Plus Para evitar prejuízos no rendimento e andamento das atividades, é preciso que exista um limite nas relações de amizade dentro do ambiente de trabalho.

O ser humano vive momentos cruciais ao longo de sua trajetória, criando vínculos muito fortes com as outras pessoas. A primeira dessas relações é criada em casa mesmo, com a família. Em seguida vem a escola e seus colegas e, em alguns casos, a faculdade. No ambiente de trabalho não é diferente, uma vez que muitos adultos passam a viver mais tempo nas organizações em que atuam do que em casa.

Lealdade, afinidades e confiança são algumas características que contribuem para a criação de uma relação de coleguismo no trabalho, e isso é algo absolutamente normal. O problema ocorre quando este tipo de relacionamento compromete o rendimento dos colaboradores e prejudica o andamento das atividades na organização.

Quando o coleguismo no trabalho ultrapassa o limite?

Embora o coleguismo no trabalho seja comum e totalmente benéfico ao ambiente profissional, nem sempre as pessoas percebem quando essa situação foge do controle. Porém, há alguns problemas que surgem quando estas relações acabam se tornando um incômodo não só no quesito profissional, mas social.

Dificuldades para trabalho em equipe, desempenho baixo ou insuficiente, falta de concentração no trabalho, diminuição do foco nas responsabilidades e fácil propensão para conflitos internos na empresa são algumas situações que apontam amizades e relações profissionais que se tornaram nocivas. Mas há algumas dicas que podem impedir que a amizade e a organização sejam comprometidas.

Dicas para impedir que o coleguismo no trabalho seja prejudicial

Crie limites

Estipule critérios para que o coleguismo no trabalho não tire a atenção do que realmente importa no ambiente profissional. Conversas paralelas precisam ser moderadas e reservadas a momentos mais oportunos e que não causem transtornos durante o expediente. Esta não é uma tarefa difícil, mas exige disciplina de ambas as partes para que funcione.

Saiba ouvir

Discussões podem comprometer bastante o andamento das atividades na empresa. Não se prenda a uma opinião apenas porque o seu colega concordou com ela. Em vez disso, demonstre empatia e compreensão, mas sempre ouvindo e tratando todos os colegas com respeito. Saber ouvir evita confusões, deixa a mente livre para criar, permite a tomada de decisões sábias e protege a equipe de trabalho de ter devaneios.

Seja ético

Amizade não significa encobrir os erros dos outros. Lembre-se que você é um profissional que foi aceito para o cargo que ocupa por conta de suas qualidades e aptidões. Por isso, aja profissionalmente e evite que outros colaboradores ajam erroneamente, inclusive quem é seu amigo. Converse com seu colega caso o veja fazendo algo errado e ajude-o a agir corretamente.

Não se feche em grupinhos

Você certamente trabalha com pessoas de personalidade, caráter e temperamento profissional diferentes, e cada uma delas possui um motivo para estar ali. Não se feche ou se prenda a grupinhos de pessoas que são parecidas com você. Em vez disso, prefira ter relacionamentos construtivos e que agreguem algo às suas habilidades individuais.

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