Home > Plano de Carreira > 6 dicas para as mulheres alcançarem a liderança

6 dicas para as mulheres alcançarem a liderança

Gerenciar bem o tempo entre trabalho e família e acreditar mais no próprio potencial são alguns dos fatores que podem levar a mulher a cargos mais altos.

iStockphoto.com /shironosov A participação do sexo feminino no mercado de trabalho cresce mais a cada ano.

Nas últimas décadas, o mundo dos negócios tem absorvido cada vez mais mulheres em posições de liderança, porém ainda há uma clara preferência por homens em cargos diretivos e gerenciais. O salário médio pago à mulher também é menor do que para um homem que exerce a mesma função e possui as mesmas qualidades. Mesmo com um cenário ainda não tão igualitário, o fato é que as mulheres possuem uma liderança natural que pode ser aplicada no mundo corporativo.

Pesquisas mostram que equipes lideradas por mulheres são mais eficientes e respeitadas pelos funcionários, justamente pela capacidade de buscar resultados e tomar decisões. Este aspecto, todavia, parece não ser tão forte nas empresas nos dias atuais… Muitas organizações têm preconceito com mulheres em cargos de destaque ou apresentam modelos de trabalho arcaicos, sem práticas e recursos para profissionais do sexo feminino, que precisam de horários mais flexíveis ou creches para seus filhos.

Somente aqui no Brasil, de acordo com a pesquisa “Women in Business 2015”, da consultoria Grant Thornton, 57% das empresas não possuem mulheres em posições de liderança e a perspectiva é que o salário esteja parelho com os homens somente em 2085, segundo a E&Y, empresa de consultoria e serviços profissionais.

Mulheres no poder: 6 dicas para mulheres alcançarem a liderança

Se o desafio é grande, o caminho também não é dos mais fáceis. Para uma mulher alcançar a liderança em uma empresa, de pequeno ou grande porte, algumas dicas são fundamentais. Cristina Kerr, diretora executiva da CKZ Eventos e idealizadora do Fórum Mulheres em Destaque, separou seis dicas para as mulheres começarem a mudar seus pensamentos em busca de posições mais altas. Confira:

Gerencie seu tempo

É essencial que a mulher que busca uma posição de liderança saiba gerenciar bem seu tempo. Trabalho, família e outros interesses pessoais devem ser equilibrados para que o sucesso chegue a todas as esferas da vida… E é possível, sim! Classifique prioridades da semana e o tempo para cada função.

Valorize sua autoestima

Já ouviu falar em “síndrome do impostor”? É uma desordem na qual a pessoa menospreza seus feitos profissionais e passa a enxergar suas conquistas como fraudes. Muitas mulheres apresentam o mesmo problema e justificam uma posição alta na empresa como apenas um fator de sorte, freando a busca por mais oportunidades e escaladas profissionais. Confie mais em você.

Networking

Assim como ocorre com os homens, as mulheres precisam desenvolver o networking dentro do ambiente de trabalho. Relacionar-se com as pessoas certas pode garantir boa vantagem na busca por uma posição de liderança. Almoce com os gerentes e participe de happy hours.

Autopromoção

Sempre que conquistar algo importante para a empresa, compartilhe com a sua e com outras equipes que tenham alguma ligação com diretores e executivos. Pense que isso não é exibição por si só, mas sim um upgrade pessoal que não faz mal a ninguém. Lembre-se também que seus resultados e conquistas são frutos do seu trabalho.

Negocie bem

Ao conquistar uma posição de liderança, não deixe de negociar um bom salário e condições adequadas ao que acredita. Mais uma vez… Você chegou lá por seus méritos, não por sorte ou acaso. Pense que se conseguir uma agenda mais flexível no trabalho poderá passar mais tempo com a família, ok?

Gerencie a culpa

Como apontamos anteriormente, é possível, sim, ter uma carreira de sucesso e ainda ter ótimos momentos com sua família. Para tal, quando estiver com seus filhos, aproveite bem o tempo e faça deste momento o grande acontecimento do dia, para você e para eles.

Mulheres na liderança: a família agradece

Pode até parecer contraditório, mas uma recente pesquisa norte-americana apontou que ter uma mãe que também trabalha fora de casa faz bem para o crescimento dos filhos. O motivo é que as crianças passam a enxergar e reconhecer o esforço da mãe, ou seja, assimilando a mensagem de que é possível ter sucesso profissional sem deixar de cuidar do lar. A mesma pesquisa também revelou que filhas de mães que trabalham fora possuem maior inclinação para buscar posições de liderança no mercado de trabalho.

Matérias Relacionadas