Empresas que oferecem plano de carreira, salários compatíveis com o mercado e estão sempre preocupadas em manter o ambiente de trabalho saudável se tornam chamarizes de bons profissionais. E bons profissionais, por sua vez, atraem outros melhores ainda, porque quem quer se destacar no mercado não abre mão de fazer parte de uma equipe composta por pessoas que sabem fazer a diferença. Mas você sabe como parecer bem-sucedido diante das pessoas?
Uma atitude bem simples, capaz de mudar sua percepção sobre as coisas e, consequentemente, a visão que as pessoas têm a respeito de você, é praticar a gratidão no ambiente de trabalho. J.T. O’Donnell, fundadora e CEO da plataforma CareerHMO e colunista do site Inc.com, se baseou numa pesquisa da Templeton Foundation para endossar suas dicas.
De acordo com os resultados, 94% das mulheres e 96% dos homens concordaram que um chefe grato é mais provável que seja bem-sucedida, enquanto que apenas 18% sentem que um chefe grato poderia ser visto como fraco. “Este estudo não indicou quais líderes seriam bem-sucedidos, só apontou a percepção de outros. No entanto, como é dito muitas vezes, a percepção é realidade. Então, aparentar ser bem-sucedida poderia ajudar a tornar isso uma realidade”, comenta J.T. O’Donnell.
A colunista ensina três maneiras de adicionar mais gratidão à rotina de trabalho. Veja:
Ao inaugurar um novo projeto
Quando o trabalho começa, separe um momento para compartilhar seu entusiasmo pela oportunidade. Nada diz “eu posso fazer isso” mais do que expressar entusiasmo para o trabalho que você está prestes a assumir.
Ao lidar com um cliente ou fornecedor difícil
Quando você se encontra na mira de parceiros infelizes de negócios, mostre gratidão por eles terem disposição de compartilhar a insatisfação com você. Essa atitude não só irá ajudar a difundir a raiva, como também dar e eles a confiança de que o problema pode ser calmamente resolvido.
Diante de um retrocesso ou um desafio inesperado
Em vez de ficar chateado e lamentar-se sobre o seu infortúnio, seja grato pela oportunidade de aprender e crescer a partir deste episódio. Isso mostra confiança e fará com que aqueles ao seu redor se sintam mais certos de sua capacidade de superar o que está ocorrendo.
J.T. O’Donnell lembra que, além de fazer você parecer mais bem-sucedido, a gratidão oferece outra vantagem: toda essa energia positiva faz você se sentir mais confiante. Especialmente quando você vê a sua gratidão ter o efeito desejado sobre os outros. “Por que não aumentar a sua gratidão hoje e ver sua imagem no local de trabalho ascender? Quando se trata de carreira, ser visto como um ‘vencedor’ é melhor do que ser visto como um ‘chorão’”, finaliza.