Home > Motivação > Como permanecer calmo em situações de pressão

Como permanecer calmo em situações de pressão

Erros são comuns nos âmbitos profissional e pessoal, mas para evitá-los é preciso controlar a emoção e não deixar a ansiedade tomar conta de você

© Depositphotos.com / alphaspirit Altos níveis de ansiedade e stress só atrapalham na hora de exercer as atividades.

Todas as pessoas passam por momentos que são um verdadeiro teste de pressão e resistência à paciência e ao autocontrole. O trabalho, os relacionamentos ou até mesmo a saúde são causas de problemas que podem se transformar em algum transtorno psicológico, como ansiedade, ataques de pânico, incômodo, stress ou dor emocional.

Por mais simples que seja o erro ou o problema, parece que estamos no meio de algo sem resolução. A verdade é que, infelizmente, erros e pressão são inevitáveis e o segredo para lidar com eles é permanecer calmo, principalmente no trabalho.

Um estudo realizado em Harvard revelou que a maioria das pessoas tenta ficar calma da maneira errada. De acordo com Allison Wood Brook, o responsável pelo estudo “quando as pessoas se sentem ansiosas e tentam se acalmar, estão pensando no que poderia dar errado; quando elas ficam animadas, estão pensando nas coisas que podem dar certo”. Ou seja, o ideal é aprender a controlar as emoções.

Em outras palavras, as pessoas transformam ansiedade em energia. Para conseguir colocar em prática essa perspectiva, siga essas dicas elaboradas por Travis Bradberry, coautor do beste seller Inteligência Emocional 2.0 e cofundador da TalentSmart:

Pense de maneira lógica.

Pare e faça as seguintes perguntas a si mesmo: qual a pior coisa que pode acontecer como resultado disso? Isso vai importar em cinco anos?

Controle a ansiedade.

Ao olhar as coisas de uma maneira mais positiva, você provavelmente perceberá que o pânico é motivado por antecipação de passar vergonha em público mais que qualquer outra coisa. Quanto mais você se sente julgado por outros, mas forte é a sua ansiedade e nervosismo.

Acredite: coisas piores já aconteceram.

Lembre-se de situações que foram piores que a que você se encontra agora. É como diz o velho dito popular: “sempre tem alguém pior”. Depois, quando conseguir se controlar, o ideal é que olhe com carinho e atenção para o problema e entenda como chegou a ele.

Retomado o equilíbrio, é hora de agir.

Agora que você já tomou consciência dos erros e das causas, é hora de tomar as medidas necessárias para resolver o problema. Prolongar essa tarefa só fará seu senso de pavor ficar ainda mais forte. Foque suas energia na execução de tarefas melhores e se propondo nosos desafios. Estes, sim, espantarão toda a ansiedade e fará você ressurgir das cinzas.

Ninguém gosta de cometer erros. Mas, em vez de entrar em pânico, procure usar estas estratégias e outras que você conheça para manter o controle e conseguir desenvolver um plano que lhe permita dar continuidade ao seu trabalho, longe de picos de ansiedade e stress.

Matérias Relacionadas