Home > Motivação > Conheça 4 dicas de como acabar com o mau humor no trabalho e ter uma rotina mais feliz

Conheça 4 dicas de como acabar com o mau humor no trabalho e ter uma rotina mais feliz

g-stockstudio / iStock / Getty Images Plus Para evitar maiores problemas dentro do ambiente corporativo, é preciso encontrar soluções para que o seu mau humor não comece a afetar os outros colaboradores.

Qualquer pessoa está sujeita a apresentar alguma alteração nos sentimentos, seja de maneira positiva ou negativa. Porém, é preciso tomar bastante cuidado com o controle emocional no ambiente corporativo, especialmente no que diz respeito ao mau humor.

Vale destacar que ninguém fica de mau humor simplesmente porque quer. De acordo com o comitê de Psicologia Social da PUC-RJ, o mau humor no trabalho pode ter causas internas ou externas — que precisam ser solucionadas antes que outros indivíduos sejam afetados por ele.

Certamente, não é tão fácil manter o bom humor diante de um chefe exigente, erros cometidos pelos colegas de trabalho, retrabalho e excesso de horas extras. Porém, a atitude de eliminar o mau humor deve partir de você. Confira algumas dicas de como fazer isso a seguir:

Dicas para acabar com o mau humor no trabalho

Saiba recomeçar

A maioria das pessoas tem uma rotina muito acelerada e sem pausas, o que pode ser um grande problema para a saúde e para o humor. Por isso, é importante saber desacelerar e recomeçar: encare as segundas-feiras como um dia positivo, em que você pode planejar e refletir a respeito de sua rotina de trabalho.

Aproveite o final de semana

Cama, televisão e internet nem sempre são sinônimos de descanso. Muitas vezes, outras formas de entretenimento — como cinema, exercícios físicos, jantar com os amigos ou conhecer um lugar novo — são bem mais proveitosas do que ficar em casa sem fazer absolutamente nada.

Entenda que grande parte do estresse está associada à escassez de boas lembranças. Se você deseja eliminar o estresse e acabar com o mau humor no trabalho, é melhor ter mais momentos de satisfação em sua vida.

Saiba que cada um é cada um

As pessoas são diferentes umas das outras, e isso também vale para o ambiente de trabalho. Tenha em mente que nem todos trabalham da mesma forma que você, e não é por isso elas estão mais certas ou erradas. Evite ser bruto, inconveniente ou ríspido com outras pessoas, desenvolvendo autocontrole para lidar com diferentes formas de pensar e agir.

Identifique as causas do mau humor

Investigue o que está causando seu mau humor e aprenda a lidar com o problema. É o colega que fala muito? A chefe é muito rigorosa? O espaço é bagunçado? Faça o possível para identificar todas as causas do seu mau humor e encontre formas de evita-las ou enfrentá-las com calma e mansidão. Lembre-se: quanto mais autoconhecimento profissional você tiver, mais chances terá de se sentir bem consigo mesmo e com outros.

Matérias Relacionadas