Por trás de um grande projeto sempre tem uma grande equipe. Cada integrante oferece altas parcelas de suor, dedicação, experiência e ideias para que o produto final seja um sucesso. Ao longo do desenvolvimento podem ocorrer desavenças e algumas discussões, mas, sob o olhar de uma equipe empenhada, isso faz parte do processo de lapidação para que todos possam andar na mesma direção.
Entretanto, nós sabemos que nem sempre uma equipe funciona desta maneira. Em muitos casos o distanciamento entre líderes e funcionários, a falta de comunicação assertiva e a desmotivação de um ou mais integrantes se tornam obstáculos difíceis de serem ultrapassados, fazendo com que a equipe perca o foco e o resultado do projeto não seja o esperado.
Como manter a equipe integrada e motivada o tempo todo não é tarefa fácil, há empresas que recorrem a dinâmicas para realinhar os funcionários e lembrá-los da importância de se unirem em prol de um objetivo maior.
E para ajudar, separamos aqui algumas ideias de dinâmicas para serem aplicadas na sua empresa. Confira:
O que você parece para mim
Esta dinâmica serve para ressaltar qualidades, apontar defeitos que atrapalham o bom relacionamento da equipe e melhorar o relacionamento interpessoal.
Materiais necessários: papel cartão, canetas hidrográficas e fita crepe.
Procedimento: cada funcionário terá uma folha colada em suas costas com fita crepe e uma caneta na mão. Quando começar a brincadeira, as pessoas devem andar pela sala e escrever no papel que está colado nas costas do colega uma qualidade e um defeito, um ponto a ser melhorado. Depois que todos escreverem, cada um deve sentar em uma cadeira, retirar a folha das costas, ler o que foi escrito e refletir. Certamente os funcionários descobrirão qualidades e defeitos que nem sabiam que tinham, o que os fará ratificar e repensar suas atitudes perante o grupo.
Em busca do olhar
Esta dinâmica fortalece os laços entre os membros da equipe. Muitas vezes ela se torna reveladora, pois é capaz de quebrar certas barreiras entre membros da equipe e gerar sentimentos como carinho e perdão.
Não é necessário nenhum tipo de material.
Procedimento: os funcionários devem formar um círculo sem ficarem colados um no outro. Ao começar a brincadeira, todos devem começar a se olhar, buscando o olhar do outro. Quando o olhar de uma pessoa encontrar o de outra, ambas devem se deslocar ao centro do círculo e trocar um abraço. Depois devem trocar de lugar, como forma de se colocar no lugar da outra. As pessoas podem procurar o olhar de mais de uma pessoa. A dinâmica pode ser acompanhada de uma música tocante.
Enfrentando desafios
Esta dinâmica tem como objetivo ajudar a equipe a enfrentar medos e a encarar desafios.
Material: uma caixa de sapato com um bombom ou outro doce dentro embalado e um papel escrito “Coma”. A caixa deve estar bem fechada.
Procedimento: os funcionários devem formar um círculo. Uma música será tocada enquanto a caixa será passada de mão em mão. Quando a música parar, quem estiver com a caixa terá que fazer o que estiver escrito no papel que está dentro dela. Antes de começar a brincadeira, o líder deve dar uma amedrontada nos participantes ao falar do desafio e dizer que a pessoa que ficar com a caixa poderá optar por não abri-la e continuar a brincadeira ou realizar a ação definida no papel. Ao parar a música o líder pode tentar deixar a pessoa em dúvida, fazendo perguntas como: “Você tem certeza de que vai abrir?”, “Está preparado?” e “Pense bem”.
Dinâmica do pirulito
Esta dinâmica tem o objetivo de ensinar aos funcionários a importância do próximo, de se ajudar e de pedir ajuda para que todos possam alcançar objetivos.
Material: pirulitos variados e embalados, sendo um para cada participante.
Procedimento: os funcionários devem formar um círculo com um certo espaço entre eles. Todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço esticado para frente, podendo movimentá-lo para direita e para a esquerda, e o braço esquerdo para baixo. Ao comando, os funcionários devem retirar o pirulito da embalagem (para isso podem usar a mão esquerda, desde que o braço direito não seja dobrado). Depois, o braço esquerdo não poderá mais ser utilizado. Feito isso, o próximo comando será chupar o pirulito sem dobrar o braço direito! Aos poucos, os funcionários vão perceber que isso só será possível se eles oferecerem o pirulito que estão segurando para o colega do lado, já que só podem movimentar o braço para a direita e para a esquerda. Essa prática fará com que eles percebam o quanto precisam do outro para alcançar metas.