Sempre digo que o bom seria se todos os pais, assim que fossem fazer a certidão de nascimento de seus filhos, fizessem junto uma poupança para eles. Pode parecer exagero, mas não é; a reserva financeira planejada juntamente com orientações de educação financeira são ferramentas poderosas para qualquer pessoa viver uma vida inteira de plenitude, inclusive após o momento que decidir se aposentar.
Como essa ainda não é a realidade, até porque não é cultural da nossa sociedade, temos que encontrar e construir, por nós mesmos, caminhos que levem à independência financeira de maneira saudável. Isso vale, especialmente, para aqueles que acreditam que irão conseguir parar de trabalhar com dignidade apenas contribuindo com a previdência social.
O INSS é importante sim e garante a renda devida ao trabalhador na aposentadoria. No entanto, está havendo uma verdadeira reforma previdenciária no Brasil, na qual o intuito é aumentar a arrecadação e tardar o pagamento. Com isso, o prejudicado é o contribuinte, que terá mais dificuldade em se aposentar com tranquilidade. Só para se ter uma ideia, quase 80% dos aposentados vivem em situação de pobreza, recebendo até dois salários mínimos, segundo o Movimento dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Bahia).
Ainda há dúvidas de que é preciso se preparar financeiramente para não precisar fazer parte deste cenário? Espero que não. Sendo assim, vamos às alternativas para garantir um futuro sustentável. Uma das maneiras é fazer seu próprio “pé de meia”, seguindo uma metodologia que funcionou muito bem pra mim e pra centenas de pessoas que eu orientei por meio de livros, cursos e terapias financeiras.
Como ser independente financeiramente?
É importante começar o mais cedo possível e estabelecer com qual idade e renda deseja se aposentar. Descobrindo o padrão de vida que quer ter, fica fácil descobrir quanto precisa juntar mensalmente até chegar ao dobro desse valor. Sim, o dobro, esse é o grande segredo! Por exemplo: se você quer ter uma renda mensal de R$10 mil a partir dos 55 anos de idade, você deve juntar uma quantia suficiente para lhe render R$ 20 mil por mês. Assim, você tira metade para viver e os outros 50% reinveste, para que o dinheiro nunca acabe.
Isso sim é ser independente financeiramente, é não precisar trabalhar por necessidade nunca mais a partir da idade que definir que quer parar, trabalhar apenas por prazer ou então aproveitar a vida da maneira como achar que deve. Afinal, você merece, se planejou para isso!
Para auxiliá-los nesse processo, vou disponibilizar o Cálculo de Aplicação para Independência Financeira, uma planilha que desenvolvi e já faz todas as contas necessárias para você, de maneira automatizada, bastando que preencha algumas informações. Acesse o link e comece agora mesmo a mudança em sua vida.