Estamos na segunda década do século XXI. O atual desenvolvimento tecnológico nos obriga a seguir um ritmo de vida mais acelerado do que a dos nossos antepassados. Queremos que tudo chegue mais rápido ao nosso alcance. A internet nos ajuda nesta tarefa. Mesmo aquelas pessoas que moram distantes das grandes cidades podem acessar, por este meio de comunicação, as mais incríveis ideias e soluções. Podem também comunicar-se mais facilmente com profissionais e empresas e ainda encomendar produtos a distância. São as facilidades da vida contemporânea.
As lojas on-line representam, hoje, uma fatia muito significativa do comércio brasileiro. Podemos comprar, através de computadores, tablets, celulares e até televisores smart, quase tudo que se pode imaginar. Para quem quer mudar sua casa, encontra-se para vender no mercado virtual materiais de construção, móveis e objetos decorativos. Muitos sites disponibilizam até mesmo um contato para se encomendar um projeto completo de decoração ou reforma de interiores.
O número de empresas que fazem a intermediação, por meio virtual, entre profissionais e clientes tem crescido nos últimos anos. Para os decoradores, designers e arquitetos este serviço funciona como uma competição de ideias, mas também uma vitrine para expor seu potencial e enriquecer o currículo. Aqueles estudantes ou recém-formados que ainda se sentem despreparados para atuar no mercado de trabalho podem exercitar tudo que aprenderam com clientes reais mantendo contato através do site e ainda ter a chance, após período estabelecido pela empresa intermediadora, de receber uma remuneração pelo serviço prestado.
Para os clientes o serviço oferecido por estes sites também é vantajoso, porque com um único preço se recebe imagens em duas e três dimensões, de mais de uma ideia e realizadas por diferentes profissionais. Depois de escolher um vencedor você recebe o detalhamento da proposta, com lista de materiais empregados, móveis e peças decorativas, referências de lojas para suas aquisições, ordem de serviço e mais, conforme determinado previamente por cada site.
Mas não é tão fácil assim para um projetista elaborar um projeto a distância. Tem uma série de coisas que só poderiam ser avaliadas in loco, ou seja, tendo contato direto com usuários e visualizando pessoalmente a área a ser projetada. Uma conversa cara-a-cara com o cliente apontaria necessidades e desejos desconhecidos até mesmo por ele próprio. Também a distância, o profissional, apenas com acesso às informações coletadas por terceiros e que nem sempre estão totalmente corretas, acaba por desconsiderar itens que certamente mudariam a proposta. Pessoas sem conhecimento técnico raramente reconhecem o que é importante para realizar um projeto. Então, alguns problemas, resultantes destes erros de informações cometidos já no estudo preliminar, só aparecerão durante a execução da obra, quando poderá ser tarde demais para remediá-los.
Dizem que alguns profissionais, bem renomados em suas áreas de trabalho, realizaram algumas de suas obras mais famosas sem nunca terem visto o local a ser projetado até a sua etapa de finalização, já no processo final de execução da obra. Mito ou verdade, o que sabemos é que propostas como estas possuem falhas que afetarão sua funcionalidade, durabilidade e causarão um impacto visual ruim ou inadequado em relação ao seu entorno imediato. Claro que podemos concordar que em algumas regiões do mundo é mais difícil ter acesso ao trabalho de um profissional qualificado a não ser que este se proponha realizá-lo a distância. Porém, muitos clientes que optam por este serviço buscam apenas por baratear o custo desta mão de obra. Isto, algumas vezes, provoca um aumento no desemprego e uma desvalorização dos profissionais locais.
Em contrapartida, os projetos elaborados a distância podem proporcionar experiências únicas para os profissionais. O contato com outras realidades e a busca por boas ideias e soluções para problemas que não se aplicam com o que eles costumam lidar no seu dia a dia. Estes são apenas alguns dos muitos desafios que o projetista precisará lidar. Isto amplia o seu conhecimento e o prepara melhor para a profissão, independente das circunstâncias apresentadas. Os clientes também se beneficiam, pois o mercado torna-se mais bem preparado e pode, assim, fornecer um produto final ainda melhor.
Para aqueles que estão envolvidos em uma negociação de elaboração de projetos de decoração, design ou arquitetura a distância, o maior desafio está mesmo no cumprimento do contrato de serviços. Infelizmente, assim como acontece em muitas compras realizadas dentro ou fora na web, a insegurança pelo não cumprimento daquilo que se propõe é constante. Algumas vezes o cliente recebe a proposta com menos itens do que havia compreendido pelo contrato, incompleto, incoerente ou fora do prazo. Também têm profissionais que não recebem sua devida remuneração e que precisam lidar com situações difíceis, como quando há um cliente que muda constantemente de ideia, pede novas revisões e nunca aceita a proposta final. Isto gera uma enorme insatisfação para todas as partes.
O exercício leva à prática e ela à perfeição. Atualmente, o sistema de elaboração de projetos a distância pode apresentar falhas, mas talvez, com o tempo, possamos descobrir novas maneiras de se projetar. O conhecimento sempre pode ser aprimorado. Profissionais e empresas têm tentado adequar seus sistemas de trabalho às novas tecnologias. Muita coisa evoluirá com a ajuda da internet. Outras, talvez, precisem ser mantidas estritamente no mundo real. Devemos sempre usar o bom senso e priorizar pelo melhor resultado de nosso trabalho e melhor destino para o nosso dinheiro, explorando os melhores recursos que estão disponíveis no nosso tempo.