Home > Opinião > Como azeitar a comunicação interpessoal

Como azeitar a comunicação interpessoal

© Depositphotos.com / monkeybusiness As conversas rápidas ajudam a manter as relações sociais nos ambientes de trabalho.

 

Feedbacks, reuniões ou negociações podem ser mais efetivas se os envolvidos recorrerem, adequadamente, à denominada small talk. Nada mais é do que uma troca de cumprimentos, comentários sobre falta de tempo e excesso de trabalho, perguntas cordiais sobre como está a família, promessas de marcar um almoço ou café, dentre outras.

Essa forma de interação costuma ocorrer em início ou fim de um encontro profissional, começo de reuniões ou feedbacks ou, ainda, em mudanças de assuntos durante uma interação profissional. Embora não transmitam informações significativas, essas small talks azeitam as engrenagens sociais no ambiente de trabalho.

Mas cuidado: a duração de small talk é relativamente curta. Por isso, evite se alongar em um assunto que está sendo abordado apenas para criar um ambiente para a reunião, sob o risco de parecer prolixo ou desfocado. Além disso, tematize assuntos pertinentes ao seu interlocutor e, especialmente, sem causar constrangimentos. E atenção para não propagar notícias, boatos ou fofocar nesse momento, pois esse comportamento geralmente é mal visto nas empresas.

Usando small talks de forma estratégica e, ao mesmo tempo, natural, você pode aliviar um potencial clima de tensão, aproximar-se de seus interlocutores e propiciar um diálogo genuíno, práticas valiosas na gestão de pessoas, no exercício da liderança e em negociações.

Matérias Relacionadas