Ser empreendedor não é tarefa fácil, mas muitos brasileiros tem o “dom” de fazer acontecer. Vendem de tudo, gostam de colocar a mão na massa e têm talento para executar o planejado. Apesar de ser muito importante, ter o perfil, apenas, não é garantia de sucesso, já que ao gerir um negócio é preciso garantir sua prosperidade e sustentabilidade financeira.
Para isso, é muito importante estar a par da situação econômica nacional, tendo conhecimento sobre o mercado e o conceito de empreendedorismo, aproveitando-se dos incentivos existentes para essa prática no Brasil. Gostar do que faz também é muito importante, assim poderá alcançar o que muitos procuram: unir satisfação pessoal e rentabilidade.
É válido também buscar cursos que vão além da especialização em determinada área de atuação, sendo voltados ao empreendedorismo e gestão de negócios. Existem hoje cursos de especialização e pós-graduação que promovem o desenvolvimento de habilidades e competências para aprimorar o perfil empreendedor, oferecendo conceitos modernos de técnicas empresariais.
Tendo o resultado como foco, é importante identificar oportunidades, investir nas relações humanas, ter perseverança e confiança nesse processo. Além disso, é fundamental ter educação financeira – algo que deve ser levado para todos os aspectos da vida do empreendedor, tanto profissional como pessoal e familiar.
É neste ponto que entra a metodologia DSOP, com seus quatro pilares baseados na educação financeira: diagnosticar, sonhar, orçar e poupar. Com ela, é possível planejar e estruturar o empreendimento, começando pelo diagnóstico.
Em primeiro ligar, é importante analisar a(s) área(s) de atuação desejada(s), reconhecendo oportunidades e buscando informações relevantes para o estabelecimento e desenvolvimento do negócio. Diagnosticar é se tornar consciente da situação atual e então poder tomar decisões assertivas.
Em seguida, é preciso ajustar o cenário e as possibilidades com o sonho que se tem. Nessa etapa, é possível inclusive imaginar a missão da empresa, que diz respeito ao objetivo maior e que costuma ser compatível ao sonho do empreendedor. Assim levará todos os envolvidos no negócio a crescer e prosperar em volta deste sonho.
O próximo passo é orçar, ter conhecimento de todos os custos que envolverão a realização do sonho de iniciar o novo negócio. É preciso responder as seguintes questões: “o que”, “como”, “quando” e a “que custo”, o que chamamos de plano de negócio, que nada mais é do que planejar e orçar os custos das ações necessárias para alcançar o objetivo.
Por ultimo, e não menos importante, é o momento de poupar dinheiro para conquistar esse sonho. O empreendedor precisa acumular capital suficiente para realizar os investimentos previstos em seu plano de negócios. É necessário reunir, além dos recursos financeiros, recursos humanos, materiais e organizacionais para consolidar o empreendimento.
Após realizar o sonho de abrir a empresa, é imprescindível continuar seguindo os pilares DSOP para conquistar outros sonhos e novas etapas, tendo sempre em mente a consolidação do negócio e o lucro cada vez maior.