Home > Opinião > Informação profissional: a base para uma carreira bem-sucedida

Informação profissional: a base para uma carreira bem-sucedida

Istock.com / stockyimages Antes de iniciar ou mudar de carreira é necessário se informar adequadamente.

O que buscamos quando pretendemos escolher uma profissão pela primeira vez ou para uma reorientação de carreira é informação sobre o assunto. E quem não busca, deveria começar a buscar.

Um jovem adolescente tem uma grande quantidade de informações disponíveis, mas não se interessa em estudar cada profissão detalhadamente. Prefere se limitar aos conhecimentos e conceitos que obtém por meio de filmes ou séries de TV, jornal, amigos e opinião de familiares.

Em um dia, esse jovem pode mudar de opinião diversas vezes sobre sua escolha. Afinal de contas, a atual geração de jovens é do estilo ‘’fast food’’, ou seja, quer um consumo muito rápido de tudo. Logo, quer realizar uma escolha profissional bem rápida também, sem se atentar ao fato de que essa ação pode levar algum tempo.

Assim como os adolescentes em fase pré-vestibular, muitos profissionais já graduados não conseguem escolher uma especialização para cursar, um caminho por onde ingressar na carreira ou escolher um nicho para se posicionar. Isso se deve à grande quantidade de informações e de cursos online que temos hoje.

É tanta notícia e novidade para absorver que a pessoa tem dificuldade para atravessar o caminho e chegar ao outro lado, o lado dos seus objetivos e sonhos. E muitas vezes acontece que, já perdido pelo meio do caminho, o profissional cria outros planos e outros objetivos, não encontrando determinação para percorrer mais esse novo caminho, sentindo-se cansado e estressado.

Por isso, é importante buscar fontes de conhecimento confiáveis, conversar com pessoas da área, entrevistar alunos ou profissionais, comprar livros, pesquisar o mercado de trabalho com afinco e, até mesmo, tentar criar um público específico para seu trabalho, para entender melhor a rotina da profissão. Mas antes de começar essa tarefa, procure identificar o seu sentido ou propósito de vida.

Vale lembrar que não há uma receita de bolo, pois o que dá certo para um pode não servir para o outro. É como uma calça jeans, para um é perfeita e para outro não se ajusta. A carreira é assim também o ajuste vai depender do perfil de cada um.

Matérias Relacionadas