Já ouviu falar em procrastinação? Talvez você não conheça o termo técnico, mas certamente já se viu nesta situação ou com uma forte tendência a tal. Procrastinação ocorre quando temos muitas tarefas para fazer, como no trabalho, e sempre vamos adiando para os dias seguintes. Quem nunca se deparou com diversas tarefas na segunda-feira de manhã e pensou “Isso eu faço depois, ainda é o começo da semana”? O problema é que pessoas que sofrem com procrastinação normalmente passam a semana inteira fazendo outras atividades, como se divertindo na internet, e se deparam com muitas tarefas incompletas na quinta ou sexta-feira, dando a impressão (em muitos casos reais) do que a semana foi perdida.
“As pessoas assumem que devem dar conta do presente e que seu eu do futuro pode lidar com o que está por vir. Esta regra aparentemente plausível pode desviar as pessoas, em parte porque alguns eventos futuros exigem ação atual”, afirmou a professora de Psicologia e pesquisadora da Universidade do Sul da Califórnia (USC), Daphna Oyserman, ao site The Huffington Post.
O que fazer para mudar?
Para mudar este cenário, a pessoa deve pensar no futuro como o agora. Estudos realizados na Universidade de Michigan por Daphna e Neil Lewis Jr. mostram que pessoas que decidiram encarar o futuro de uma vez, sem perder tempo, ficaram mais motivadas e conseguiram realizar seus compromissos em curto prazo com mais competência e agilidade.
Esta noção de tempo pode ser muito prejudicial. Foram realizados testes noas quais pessoas eram questionadas a respeito de quando iriam começar a poupar dinheiro para concluir uma faculdade ou mesmo para aposentadoria. Quem pensa nisso em dias, ao invés de meses e anos, consegue alcançar o objetivo até quatro vezes mais rápido. O ponto chave da questão está justamente na urgência que os “dias” provocam na cabeça da pessoa, já que tendemos a deixar coisas relacionadas a meses e anos em segundo plano, porém não conseguimos colocar a mesma atenção e isso vai ficando de lado… Procrastinação.
Para os psicólogos que publicaram o estudo na revista Psychological Science, o segredo para evitar o acúmulo de tarefas é trabalhar com prazos mais reais e ao seu alcance. Se uma tarefa pode ser realizada em dois dias de trabalho (considerando um emprego de oito horas úteis por dia), pense em um prazo de 16 horas… Não dá a impressão de que é mais urgente?