Home > Opinião > Se tudo muda, para que planejar minha carreira?

Se tudo muda, para que planejar minha carreira?

© Depositphotos.com / ra2studio Ao planejar bem a carreira, o profissional evita que as mudanças no mercado arruínem seus sonhos.

Certamente você já está habituado a constante avalanche de informações que recebe todos os dias. E também está ciente que mais nada é tão seguro e estável, afinal de contas qualquer coisa pode mudar a qualquer momento.

Nas organizações a situação não é diferente, as mudanças acontecem quase que diariamente. O conhecimento que você tem deixa de ser suficiente, o cargo que você almeja deixa de existir, a empresa é vendida ou vai à falência devido à criação de uma nova tecnologia. Você até pode achar que isso é um exagero, mas já parou para pensar na frustração de quem um dia foi datilógrafo ou vendedor de CDS e DVDs?

Nossos planos (e carreiras) muitas vezes deixam de fazer sentido. E é assim que surgem os questionamentos: “se já sabemos que tudo muda, para que perder tempo fazendo um planejamento? Não é mais fácil deixa-se levar pela maré? Esperar que a mudança ocorra e depois correr atrás?”

Pois é, as mudanças acontecem a todo momento e em todo lugar, isso é fato. Mas, também é fato que, se você não planeja sua carreira, você já ficou para trás. Fazer um planejamento de carreira, significa estar à frente do seu tempo, pois para construí-lo você precisa estar atualizado, conhecer as tendências e tecnologias e refletir sobre o que realmente faz sentido. Tendo um planejamento você sabe claramente quais são seus próximos passos, o que precisa fazer e como executá-los e isso lhe proporciona uma grande vantagem competitiva no mundo corporativo.

Faz sentido, não é mesmo? Mas por onde começar um planejamento de carreira?

1º - Avalie o cenário atual. Quais são as tendências do meio que você está inserido? Quais são as oportunidades?
2º - Olhe para si próprio. Quais são seus talentos, habilidades e diferenciais? Quais das oportunidades existentes fazem sentido para você, estão de acordo com os seus valores? Autoconhecimento é o grande segredo dos profissionais de sucesso!
3º - Determine seus objetivos e defina prazos. Se você for esperar o melhor cenário, nunca sairá do lugar. Se quiser ser fora de série, ouse.
4º - Identifique quais habilidades, comportamentos ou conhecimentos precisa aprimorar para atingir o seu objetivo profissional.
5º - Entre em ação e faça ajustes no planejamento sempre que necessário. O que determina uma rota não são os ventos, mas sim a posição das velas!

Lembre-se: o quanto antes você iniciar seu planejamento de carreira, melhor, mas nunca é tarde para se tornar o protagonista de sua carreira!

Como diz o ditado, “Ou você trabalha por seus sonhos ou irá trabalhar pelos dos outros”. A escolha é sua! Então dedique um tempo para refletir sobre sua carreira profissional e siga os passos, esse é um grande começo para quem quer ter sucesso e felicidade em 2017.

Matérias Relacionadas