Com inscrições iniciadas na última segunda-feira (12/05), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já registra aproximadamente 3 milhões de candidatos, segundo levantamento do Ministério da Educação (MEC) considerando os números apurados até a tarde de ontem, 18 de maio. Aos interessados em realizar as provas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza o formulário para cadastro em seu site oficial.
Classificado por Dilma Rousseff como uma ferramenta que “abre portas de forma democrática e baseada no mérito do estudante”, o Enem permite que os participantes sejam inseridos em projetos como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico (Sisutec), que concedem vagas no ensino superior público, bolsas em instituições privadas e oportunidades em cursos técnicos.
A data limite para fazer as candidaturas será a próxima sexta-feira (23/05), às 23h59, e as inscrições custam R$ 35, devendo ser pagas no prazo máximo de 28 deste mês. No entanto, os alunos da rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentos.
Promovendo a inclusão social, o Enem oferece um edital em formato de leitura compatível com Dosvox, sistema desenvolvido para atender portadores de deficiência visual, e exibição em vídeo adequada à Língua Brasileira de Sinais (Libras), visando alcançar os indivíduos que possuem alguma limitação auditiva. Além disso, os participantes travestis ou transexuais poderão utilizar seus nomes sociais, de acordo com liberação do Ministério da Educação.
Vale lembrar que os exames de ciências humanas e da natureza estão marcados para 8 de novembro, enquanto as provas de linguagens, matemática e redação ocorrerão no dia 09/11. Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, basta recorrer ao telefone do Inep: 0800-616161.