Quando pensamos em promoção logo vem à cabeça a possibilidade de ganhar um salário melhor. Mas, junto com boas remunerações, promoção significa novas responsabilidades e, em muitos casos, maior volume de trabalho.
É preciso considerar alguns pontos antes de aceitar uma mudança de cargo. Sendo assim, o site da Forbes enumerou algumas questões que devem ser avaliadas antes do decisivo sim. Confira essas questões e a análise dos especialistas.
Por que quero assumir o cargo?
Ann Latham, presidente da Uncommon Clarity Inc., uma empresa de consultoria de Massachusetts, explica que somente razões financeiras ou de status não podem ser as motivadoras da mudança de cargo. Você se interessa pelo título? Você irá ganhar algum bônus ou regalia nesta nova função? Para Latham o principal motivador a uma promoção deve ser a aptidão e o desejo de trabalhar com determinada área. Você deve focar nas tarefas que serão executadas para só depois pensar nos benefícios.
É esse o rumo que desejo dar à minha carreira?
Considere seus objetivos dentro de sua carreira em longo prazo. Essa promoção significa um avanço na direção aonde você quer chegar? Se ela não representar um avanço efetivo o melhor é aguardar futuras possibilidades, mas se ela é exatamente o que você busca com desafios e atividades que você pretende assumir com prazer, vá em frente!
Minha vida pessoal será prejudicada caso eu aceite essa promoção?
É importante delinear suas prioridades tanto na vida profissional como na pessoal. Saber até que ponto você pode chegar sem prejudicar suas relações familiares e de amizade é fundamental para que você não passe por frustrações no futuro.
Essa promoção me deixará feliz e me fará levantar da cama todos os dias com motivação para o trabalho?
Karen Friedman, consultora de carreiras, explica que é preciso ponderar se o cargo realmente representa um benefício. “Se a promoção envolve a gestão de uma equipe problemática ou um produto do qual você não acredita, esses problemas lhe trarão noites em claro para a superação deles.” Você está disposto a se engajar nisso?
O cargo mantinha grande rotatividade antes de mim?
Steve Hall, vice-presidente de desenvolvimento de negócios de uma empresa de recursos humanos explica que saber as motivações que fizeram os anteriores ocupantes do cargo saírem dá uma boa pista da situação em que você está se envolvendo. Se seus colegas saíram por atitudes agressivas da chefia, ou se a empresa passa por situação de crise e muitos já fracassaram ao tentar resolver os problemas, é preciso avaliar se você é a pessoa certa para superá-los. Tenha estratégia!
Sou adequado para o cargo?
Você já possui uma estratégia do que fará quando assumir o cargo? Já conhece a função e sente que se realizará à frente dela? Tem condições de crescer e se desenvolver na nova função? Ou será que esse cargo virá com grandes empecilhos para seu desenvolvimento? Identifique suas habilidades e seja fiel a você mesmo no que se refere aos seus planos de crescimento dentro de uma empresa.
Após responder a todos esses questionamentos é muito provável que você se sinta mais seguro para dizer sim ou não à nova função!