Diferentes empresas possuem diferentes valores que motivam seus trabalhos. A vice-presidente de pessoas do site Glassdoor, Mariah DeLeon, afirma que inteligência emocional é uma qualidade que não deve ser negociável na hora de vetar ou selecionar candidatos a um emprego. Ela é de fundamental importância para a seleção dos colaboradores, isto porque é por meio dela que estabelecemos nossos comportamentos e nossas motivações.
O perfil de seu empregado irá contribuir para a criação e reiteração da cultura de seu empreendimento. Em artigo para o site Entrepreneur, Carolyn Sun aponta sete perguntas que podem ser bastantes reveladoras na hora de uma entrevista de emprego e que contribuem para a identificação da presença ou falta de inteligência emocional em um candidato.
1) Quem lhe inspira e por quê?
Para Craig Cincotta, chefe de gabinete e vice-presidente de comunicações em marketing online da Porch, a resposta do candidato permite que o entrevistador tenha algumas pistas sobre modelos e valores que o candidato possui ou almeja. Também destaca os tipos de padrões comportamentais que o entrevistado respeita.
2) Se você fosse abrir uma empresa amanhã, quais seriam os três principais valores dela?
Robert Alvarez, o CFO da plataforma de comércio eletrônico BigCommerce, acredita que todo bom relacionamento começa com confiança e valores alinhados. Insights sobre as prioridades de uma pessoa, assim como honestidade e integridade, podem surgir nas respostas dos candidatos.
3) Caso mudanças de prioridades sejam necessárias dentro dos negócios, como você iria contribuir para que sua equipe entendesse e realizasse as novas metas?
DeLeon, do Glassdoor, aconselha a contratação de funcionários autoconscientes, motivados e empáticos. “Essas habilidades vão ajudar os funcionários a trabalhar melhor em equipe.” Mudanças e adaptações são comuns nas empresas, e candidatos flexíveis e que sabem contribuir para a equipe são sempre importantes.
4) Você construiu amizades duradouras enquanto trabalhava em seu antigo emprego?
Leva um tempo para as pessoas construírem relacionamentos; ser capaz de fazê-lo é um sinal de inteligência emocional sólida, diz Alvarez. Pessoas que constroem amizades duradouras provam que se preocupam com o próximo e que sabem criar laços.
5) Que habilidade ou experiência você acha que ainda falta em você?
Curiosidade e vontade de aprender são os sinais vitais de um empregado que quer sempre melhorar e devem ser buscados em suas respostas. “As pessoas que lutam com esta questão são as que pensam que já sabem tudo”, adverte Alvarez. “Estas são as pessoas que você quer ficar longe.”
6) Você poderia me ensinar algo como se eu nunca tivesse ouvido falar nisso antes? (Pode ser uma habilidade, uma lição ou um quebra-cabeça, enfim, qualquer coisa).
A resposta a essa pergunta pode revelar muitas qualidades do candidato, bem como, se a pessoa reflete antes de falar, se a pessoa é didática e paciente em sua explicação, e se a pessoa se preocupa com o entendimento do outro perguntando se “está tudo bem”, “se isto faz sentido” para quem toma as lições.
7) Quais são os três principais fatores que você atribuiria para o alcance de seu sucesso?
A resposta a esta pergunta pode determinar se uma pessoa é altruísta ou egoísta, diz Alvarez. “Quando a pessoa fala sobre seu próprio sucesso, ouvir se fala sobre “eu, eu, eu” ou se fala sobre “a equipe” e “nós”. Cincotta defende a procura de colaboradores que tragam algo de positivo para a equipe de trabalho. “Pode existir uma pessoa que é a mais inteligente da sala, mas se você não gosta de trabalhar com essa pessoa porque ela só se preocupa com ela mesma e seu próprio sucesso em vez de se preocupar com toda a empresa, então ela não será um ganho para você.”