Muitos recrutadores sabem apontar facilmente quais as características de um funcionário excepcional, mas encontrá-las nem sempre é muito fácil. Na maioria dos casos é a prática do dia a dia que mostra se um profissional tem um perfil acima do esperado.
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Mas qual o comportamento de um funcionário excepcional? Jeff Haden, escritor, palestrante e editor do site Inc.com, enumerou oito pontos que ajudam a identificar um profissional excepcional. Confira:
Eles pensam muito além das descrições de trabalho
É importante que os funcionários se adaptem rapidamente às prioridades e façam o que for preciso, independentemente da função ou posição. Quando o projeto de um cliente-chave está em perigo, os funcionários excepcionais sabem que há um problema sem ninguém precisar dizer, e eles se envolvem sem ser pedido, mesmo que aquele não seja o seu trabalho.
Eles são peculiares
Os melhores funcionários são, muitas vezes, diferentes: um pouco excêntricos, às vezes irreverentes. Eles parecem um pouco estranhos, mas de uma maneira muito boa. Personalidades incomuns agitam as coisas, tornam o trabalho mais divertido e transformam um grupo comum em uma equipe com talento e sabor. Pessoas que não têm medo de serem diferentes naturalmente desafiam o status quo e, muitas vezes, têm as melhores ideias.
Eles sabem quando conter a sua individualidade
Uma personalidade incomum é muito divertida – mas em certos momentos não são. Quando um grande desafio aparece ou uma situação fica estressante, os melhores funcionários param de expressar sua individualidade e se encaixam perfeitamente à equipe. Funcionários excepcionais sabem quando brincar e quando ficar sério; quando ser irreverente e quando ser comedido; quando desafiar e quando recuar. É um equilíbrio difícil de se ver e são raras as pessoas que andam nessa linha tênue com facilidade.
Eles elogiam outras pessoas em público
Elogios de um chefe é muito bom. Elogios de um colega é incrível, especialmente quando você fala isso na frente dele. Funcionários excepcionais reconhecem as contribuições dos outros, especialmente nas configurações do grupo, onde o impacto de suas palavras é ainda maior.
Eles discordam de maneira privada
Todos nós queremos empregados que possam fazer questionamentos de maneira pública, mas alguns problemas são melhores quando tratados de maneira privada. Grandes funcionários muitas vezes têm mais liberdade para falar de assuntos polêmicos em um ambiente de grupo, porque seu desempenho permite maior liberdade. Funcionários excepcionais chegam para você antes ou depois de uma reunião para discutir uma questão sensível, sabendo que levantá-la em um ambiente de grupo poderia desencadear uma tempestade.
Eles fazem perguntas quando outros não fazem
Alguns funcionários hesitam em falar nas reuniões. Alguns hesitam para falar até mesmo de maneira privada. Profissionais excepcionais têm uma sensação nata para as questões e preocupações que os rodeiam e, por isso, fazem perguntas ou levantam questões importantes quando os outros hesitam.
Eles gostam de provar que outras pessoas estão erradas
Automotivação muitas vezes nasce de um desejo de mostrar que quem duvida está errado. A mulher sem um diploma universitário ou o homem que ouviu que não tinha potencial de liderança muitas vezes possui um ardente desejo de provar que outras pessoas estão erradas. Funcionários excepcionais são movidos por algo mais profundo e mais pessoal do que apenas o desejo de fazer um bom trabalho.
Eles estão explorando constantemente
Algumas pessoas raramente estão satisfeitas e estão constantemente mexendo com alguma coisa: retrabalhando uma linha de tempo, ajustando um processo, aprimorando o fluxo de trabalho. Bons funcionários seguem processos. Grandes funcionários ajustam processos. Funcionários excepcionais encontram maneiras de reinventar processos, não apenas porque eles estão esperando por isso, mas porque eles simplesmente não podem ajudar a si mesmos.