Uma demissão inesperada, a dificuldade para encontrar uma recolocação ou a falta de motivação para sair da cama e ir trabalhar. Esses são alguns dos motivos que fazem as pessoas pararem por um minuto e se perguntarem se estão realmente satisfeitas com a carreira que escolheram e se estes não seriam os empurrões que faltavam para uma mudança na vida profissional.
Fazer uma transição de carreira não é uma tarefa simples, uma vez que não existe uma fórmula certa para esse processo, seja uma mudança de cargo, seja uma mudança total de segmento.
E para que essa transição ocorra de forma bem-sucedida e planejada, o coach Robson Profeta separou algumas dicas:
Reconheça sua zona de conforto
O ser humano é preguiçoso, ponto! Nosso cérebro foi programado para suprir necessidades básicas e para nos proteger de possíveis predadores. Esta sensação de preguiça não é pecado. De certa forma é nossa fisiologia falando mais alto. Se você está em sua casa descansando no sofá, com a geladeira abastecida e sem risco de possíveis predadores, dificilmente pensará em pisar em um terreno desconhecido. Para que mexer em time que “está ganhando”?
Os hábitos adquiridos servem para poupar nosso cérebro do trabalho adicional. É uma ação repetitiva que facilita nossas vidas (sentar no mesmo canto do sofá, dirigir automaticamente para o trabalho, usar sempre o mesmo cômodo da casa para alguma atividade especifica, começar tomando banho pelos pés ou cabeça). Isto também ocorre no trabalho, pois se tem salário garantido, confiança conquistada, certeza da compra do alimento, da manutenção da moradia e da proteção contra os predadores da vida, para que procurar algo desconhecido?
A primeira etapa para a transição de carreira é tomar consciência desta zona de conforto e se preparar para a mudança.
Descubra qual seu verdadeiro propósito de vida
O que você quer ser quando crescer? No que trabalharia de graça se não precisasse de dinheiro? Tentar transitar de carreira apenas para escapar do emprego, da empresa ou do chefe atual pode significar levar o problema à tiracolo, mesmo que em outro ambiente e com outras pessoas. Descubra quais são seus talentos e habilidades e pense em uma carreira que não corrompa seus valores pessoais. Deve ser algo que não sinta o tempo passar.
Existem profissionais especializados que podem auxiliar você nesta descoberta. A transição de carreira é apenas um meio para buscar seu propósito de vida. É uma das etapas mais valiosas do autoconhecimento.
Prepare-se para a mudança
Percebeu que está na zona de conforto e quer sair? Descobriu qual seu verdadeiro propósito de vida? Ótimo, está indo no caminho certo.
Agora chegou a hora de avaliar como vai se preparar para sua nova carreira. Precisará conversar com pessoas da área, fazer cursos, ler, voltar a estudar e estar envolvido neste novo meio que optou, pois afinal de contas, tirando chuva, trovão e granizo, nada mais cai do céu, inclusive sua nova carreira.
Hora de agir
Você é o condutor da sua vida. Não dê aos outros o leme do seu navio, porque se fizer isto estará aceitando ser o coadjuvante na história de outra pessoa. Não atribua a responsabilidade de sua vida a terceiros (família, amigos, governo ou chefe).
Chegou a hora de agir! Coloque em prática a dica anterior. Não se assuste na hora de agir, afinal, nesta dica anterior é você mesmo quem vai definir quando vai iniciar o processo, respeitando o seu tempo.