Se você é daquelas pessoas que deixa o ócio tomar conta do seu ânimo, a partir de agora é bom repensar a importância de por em prática seu hobby praticando esportes, tocando algum instrumento, lendo, desenhando, pintando, etc. Além de trazer relaxamento e contentamento pessoal, seu tipo de lazer interfere em como você produz durante o trabalho.
A constatação foi feita por cientistas da Universidade de São Francisco (EUA) e publicada no jornal de Psicologia de Organização Ocupacional. O estudo realizado com 341 profissionais de áreas distintas e 92 oficiais do exército americano constatou que atividades fora do ambiente de trabalho podem aumentar o desempenho dos profissionais durante o expediente.
A pesquisa confirmou que as pessoas que praticavam um hobby (ler, tocar instrumento, fazer artesanato, etc.) de forma ativa tinham um desempenho de 15% a 30% maior do que quem não fazia nada no tempo livre.
Segundo o coordenador do estudo, Kevin J. Eschleman, uma explicação para o fato é que quando o ser humano realiza uma atividade prazerosa ele tem uma noção mais clara de si mesmo – questão fundamental para quem opta por trabalhar de forma inteligente e que sabe equilibrar seus horários de lazer com a profissão.