Receber um feedback sempre é difícil. As pessoas geralmente não estão preparadas para ouvir o que os outros pensam sobre o seu trabalho. Isso porque receber um feedback mexe com a ideia que fazemos de nós mesmos e algo que não condiz com a imagem que fazemos pode causar certa rejeição. Contudo, é importante estar aberto para receber um feedback.
Este é um ponto muito importante para o aprimoramento profissional. O feedback também aponta as potencialidades do funcionário. Tornar conscientes as potencialidades e limitações é um dos principais aspectos para o crescimento pessoal e profissional.
Algumas dicas são importantes na hora de receber um feedback. A única forma de melhorar um comportamento errado é tomar conhecimento dele. Se um chefe ou colega indica uma atitude sua que esteja incoerente com as regras da empresa, aceite. O feedback veio em tempo de mudar algo que sozinho você não havia percebido.
Tenha consciência de que errar faz parte do desenvolvimento humano. As pessoas só evoluem aprendendo e buscando melhorar aquilo que está errado. Quando indicarem um erro, pense que não é o fim do mundo e que você está em processo de melhoramento. Além de ser positivo o fato de indicarem seu erro, pode ser um sinal de que apostam na sua competência. Caso contrário, já o teriam demitido.
Lembre-se que você também pode contestar a pessoa que o critica. Peça argumentos e caso estes não estejam embasados, convide a pessoa a revisar as regras da empresa. Mas para isso você deve conhecer bem os valores, a missão e a visão da empresa para que seus argumentos não sejam vazios.
Tome cuidado com conclusões precipitadas, pergunte, não busque sozinho interpretar o que lhe foi apresentado. Muitos problemas de comunicação acontecem porque as pessoas tiram conclusões de impressões e não de fatos.
Por fim, não busque se justificar quando receber um feedback. Isso é natural, são mecanismos de defesa, mas desviam o objetivo do feedback. Evite procurar desculpas e culpados para se justificar, assuma compromissos. Assim você encara o feedback como um processo positivo para o seu desenvolvimento.