Encontrar um emprego é um desafio para muitos profissionais. O que nem sempre é levado em conta é que, dependendo do cargo, também pode ser um desafio para a empresa encontrar um profissional, pois existem alguns que estão em falta no mercado de trabalho. Segundo pesquisa divulgada em junho de 2013 pela consultoria Page Personnel, algumas empresas chegam a esperar até 120 dias para encontrar profissionais com as qualificações necessárias.
Isso acontece principalmente nas áreas técnicas, nas quais o Brasil ainda tem muito a avançar em termos de formação e gestão. A pesquisa apontou o Supervisor de Produção como o profissional mais procurado. Com salários entre R$ 6,5 e R$ 9 mil, este é o tipo de cargo que exige do candidato tanto conhecimentos técnicos específicos, quanto o de gestão de pessoas.
Na sequência surge o Técnico de Campo (manutenção eletromecânica), muito requisitado em empresas fabricantes de máquinas e prestadoras de serviços; o Consultor de Engenharia e o Analista de Revenue Management (que são responsáveis pela gestão de receitas nas operações de vendas, gestão de preços, margem e investimentos de trade, construção análise de P&L – lucros e perdas, etc).
O Analista Sênior de Gerenciamento, que gera e faz a gestão de informações comerciais estratégicas, profissionais de Marketing Digital e E-commerce também aparecem na lista. As áreas estratégicas e de planejamento continuam se destacando no ranking, com o profissional de Demand Planning (Planejamento e Demanda), de Projetos Logísticos, de Strategic Sourcing (Compras Estratégicas) e Vendedor Técnico.
Para quem deseja seguir as carreiras que estão em falta no mercado, é preciso buscar formações cada vez mais completas em gestão de projetos e de pessoas, mesmo quando os conhecimentos técnicos forem bastante consolidados. Falar inglês fluente e ter habilidades de liderança são outras características importantes e muito valorizadas, que completam as capacidades dos profissionais mais cobiçados do mercado.