Conhecer a si mesmo é uma atitude positiva em todos os âmbitos da vida, incluindo na atuação profissional. O autoconhecimento é uma forma de reconhecer os próprios sentimentos e como eles determinam a sua relação com o mundo e as pessoas. É também um caminho para perceber as situações que mais causam embaraço e as que oferecem mais prazer.
Especificamente na área profissional, o autoconhecimento é fundamental para o fortalecimento da confiança e da autoestima. Saber reconhecer as próprias necessidades e limitações permite ao profissional traçar uma carreira adequada ao seu perfil, sem abusos desnecessários à sua própria natureza ou estrutura psicológica.
Isso significa, basicamente, entender quais pontos podem ser otimizados e potencializados para a obtenção do sucesso, e quais precisam ser melhorados para evitar situações de auto sabotagem ou insegurança exagerada. Quanto mais conhecer a si mesmo, mais satisfação o profissional conseguirá extrair de seu trabalho, mantendo-se mais facilmente motivado.
Além desta constante observação de si, o colaborador pode contar com a ajuda do líder para fortalecer o seu senso de autoconhecimento. Nesta relação, o líder oferece feedbacks comportamentais e compartilha suas impressões acerca de como percebe a dinâmica de relacionamento do funcionário com colegas e superiores, por exemplo. Para poder prestar este auxílio, o líder também precisa estar preparado tanto para detectar as singularidades de seu colaborador quanto para comunica-las de uma maneira precisa e realmente positiva.
Outro caminho para o autoconhecimento é a realização de um processo terapêutico com o auxílio de um profissional especializado. Neste caso, além de compreender-se no contexto profissional, o colaborador poderá entrar em contato com traumas e questões emocionais que, de alguma forma, também podem gerar impacto em sua vida profissional. Apesar de exigir mais tempo, o processo terapêutico tende a trazer respostas importantes e a revelar os motivos de fragilidades – além de percursos para superá-las.