Home > Plano de Carreira > Conheça as vantagens e desvantagens dos empregos de verão

Conheça as vantagens e desvantagens dos empregos de verão

Além de favorecer a contratação de jovens e desempregados, temporada possibilita experiência e remuneração, porém é preciso comprometimento

Foto: © Depositphotos.com / pressmaster

O verão não é para todos sinônimo de férias e descanso. A temporada mais quente do ano pode ser uma boa chance para quem é estudante ou está desempregado. Diversas oportunidades são abertas para atender a demanda nos setores de comércio, turismo, hotelaria, bares e restaurantes espalhados pelo Brasil.

A maioria dos empregos é temporário, mas dependendo do desempenho do candidato e se houver vaga, é possível uma efetivação. A principal vantagem dessa atividade está na experiência que é adquirida e a remuneração.

Muitos jovens estudantes do ensino médio e universitário procuram empregos de verão para conseguirem ganhar dinheiro durante as férias e suprirem os gastos com estudos, viagens e/ou se manterem no restante do ano.

Já quem nunca trabalhou também pode iniciar no mercado de trabalho. Mesmo que consiga um emprego que não seja da área desejada no futuro, toda experiência é enriquecedora. Pois assim estará mais habituado com os tipos de relações que se estabelecem no trabalho.

Boa parte desse tipo de oportunidade está concentrada em áreas turísticas que atraem milhares de turistas e necessita de pessoas para atendê-los. Pousadas, resorts e acampamentos de férias são alguns dos exemplos, mas nem por isso deve-se pensar que este é um período de férias ou para curtir a piscina e manter os pés na areia. É preciso ter responsabilidade e estar ciente de que existe um trabalho a ser desempenhado.

Foto: © Depositphotos.com / racorn

A desvantagem é não poder sair com amigos, que desfrutam das férias, porque está desenvolvendo uma atividade. Outro ponto é que como as vagas são temporárias, nem sempre há um contrato. Por isso, é preciso verificar o tipo de contratação oferecida pela empresa.

Apesar disso, quem deseja permanecer no trabalho além do verão não deve encarar a oportunidade apenas como um serviço temporário, mas ter o comprometimento de uma vaga efetiva. Portanto, deve cumprir os horários e procurar aprender com os demais da área.

Matérias Relacionadas