Você é o que você faz e todas as suas decisões geram consequências tanto para sua vida pessoal quanto profissional. Um recente estudo da Universidade de Columbia revelou que todos os dias encaramos mais de 70 decisões.
Algumas delas são menores, como o que comer, qual caminho dirigir para o trabalho ou em que ordem vamos realizar nossas tarefas. Outros são mais difíceis, como decidir entre duas ofertas de emprego, se mudar para uma nova cidade, entre outros.
E você quer saber como as pessoas de sucesso tomam decisões inteligentes? Travis Bradberry, colunista da Forbes, autor do best-seller Inteligência Emocional 2.0 e cofundador da consultoria TalentSmart, conta os segredos e nos dá dicas de como seguir o mesmo caminho:
Transforme pequenas decisões em rotina
A tomada de decisão funciona como um músculo: quanto mais você usá-lo ao longo do dia, melhor ele funciona. Por isso, uma das melhores estratégias de pessoas bem-sucedidas é eliminar as decisões menores, transformando-as em rotinas. Dessa forma, é possível liberar recursos mentais para as decisões mais complexas.
Steve Jobs usava uma camiseta preta para trabalhar todos os dias e Barack Obama uma vez disse: “você vai ver que eu uso apenas ternos cinza ou azul. Estou tentando aparar decisões porque eu tenho muitas outras decisões a tomar”.
Tome decisões de manhã
Outra ótima maneira de vencer o cansaço da decisão é deixar pequenas decisões para depois do trabalho e enfrentar as complexas no período da manhã, quando sua mente está fresca. Isso porque esse é o período mais tranquilo do dia, quando algumas distrações não te atingem, como telefones tocando e e-mails chegando.
Preste atenção às suas emoções
Há um velho ditado que diz: “não tome decisões baseadas em emoções temporárias”. As pessoas de sucesso sabem reconhecer e compreender suas emoções, incluindo sua intensidade e impacto sobre o comportamento. Dessa forma, elas são capazes de olhar para as decisões da forma mais objetiva e racional possível.
Algumas pesquisas apontam que, entre mais de um milhão de pessoas, apenas 36% são capazes de identificar com precisão as emoções e como eles acontecem. Aprenda a entendê-las para que isso não influencie nas suas decisões.
Avalie suas opções objetivamente
Quando é preciso tomar alguma decisão, as pessoas bem-sucedidas pesam as suas opções, listando os prós e os contras. Isso faz com que a tomada de decisão seja mais fácil e eficaz.