Muito se fala que para ser feliz no trabalho é preciso fazer aquilo que se gosta. Há quem já tenha alcançado esse patamar, mas o que se vê muito por aí são pessoas saindo de casa para trabalhar sem a menor motivação. Isso porque passam o dia todo realizando tarefas que não gostam e que não as satisfazem nem pessoalmente nem profissionalmente.
Para esses profissionais o melhor conselho seria procurar um novo emprego. Mas não é tão simples assim. Apesar do cargo desmotivador, um fator os prende nessa situação: o amor pela empresa. O ambiente, os benefícios e as pessoas são tão bacanas que a ideia de não encontrar um novo lugar com as mesmas características acaba bloqueando a busca de novas oportunidades.
Se este é o seu caso, saiba que há saídas para você encontrar motivação e continuar trabalhando na empresa que você tanto ama. Em artigo publicado na Fast Company, Aaron Michel, cofundador e CEO da PathSource, uma consultoria americana de carreira, separou três dicas especiais para você:
Questione-se: você está no departamento certo?
Escolher uma carreira não é tarefa fácil. Poucas pessoas entraram no mercado e se encontraram logo de primeira, às vezes isso acontece na segunda ou terceira tentativa. Tanto é que, segundo o Linkedin, 34% das pessoas mudam de emprego ocupam funções bem diferentes das anteriores.
Se você percebeu que a sua função não é essa, não fique preso a ela. Comece conversando informalmente com os colegas de outros departamentos para saber o que eles fazem. Veja o que desperta seu interesse, faça uma lista de posições que tenham a ver com você e quais os requisitos para essas funções. Provavelmente, há algumas habilidades que você já possui e outras que você precisa desenvolver.
Depois converse com o seu chefe, conte seu interesse em explorar outras opções, mas sem deixar a organização. Quando uma oportunidade aparecer, você já será conhecido e terá vantagem sobre os outros concorrentes.
Ofereça-se para trabalhar em outros projetos
Talvez você esteja apenas entediado. Sabe que não está pronto para uma promoção, mas faz com excelência suas tarefas, o que torna o dia a dia tedioso. Se este for o seu caso, procure oportunidades fora da sua função para impulsionar sua rotina.
Talvez existam maneiras de você ajudar a tornar sua equipe mais eficiente. Ofereça-se para ajudar os outros. Quando surgir um problema, por exemplo, tente resolvê-lo sozinho, em vez de passá-lo para o seu superior. Isso vai adicionar variedade ao seu trabalho, permitindo a você aprender novas habilidades e mudar seus sentimentos sobre o seu trabalho.
Um estudo feito pela Society for Human Resource Management, de 2016, descobriu que 89% dos funcionários que se sentem mais envolvidos com o seu trabalho são capazes de tomar medidas quando veem uma oportunidade. Às vezes, tudo que você precisa é se sentir mais envolvido no trabalho e tomar a iniciativa para expandir as suas responsabilidades.
Discuta abertamente uma promoção
Se você está confiante sobre o seu plano de carreira, mas sente que já superou sua posição, é hora de conversar com seu gerente sobre a possibilidade de dar o próximo passo. Agende um horário com seu chefe e deixe-o a par sobre seu interesse em adquirir mais responsabilidades.
Às vezes, para obter o que deseja, tudo que você tem a fazer é pedir. Um estudo da Accenture, feito em 2014, descobriu que apenas 44% dos trabalhadores pediram uma promoção e 68% daqueles que pediram, receberam. Desse modo, prepare um bom argumento sobre por que você merece uma promoção. Mostre provas concretas de como o seu trabalho tem impactado a organização.
Não tenha medo de perguntar os motivos pelos quais você não avançou mais. Talvez não tenha havido quaisquer promoções disponíveis recentemente. Mas seu gerente poderá, então, assegurar-lhe que, na próxima oportunidade, você vai estar na primeira linha ou, se você tiver sido preterido, lhe dizer o porquê. Isso vai ajudá-lo a se empenhar para estar pronto na próxima vez. Você pode até mesmo ver se é possível começar lentamente a assumir novas responsabilidades, a fim de provar que você pode lidar com um novo papel.
Aaron Michel finaliza o artigo reconhecendo que pode ser difícil amar sua organização, mas querer ocupar um cargo diferente. Nesse caso você tem algumas opções: sorrir e aguentar, relutantemente sair para outro emprego ou, ainda, mudar essa situação. Não tome o caminho mais fácil. Um futuro melhor em sua empresa só acontece se você estiver disposto a trabalhar por ele.