Home > Plano de Carreira > O que você não deve revelar sobre si mesmo no trabalho?

O que você não deve revelar sobre si mesmo no trabalho?

O que você revela sobre si mesmo ajuda a moldar a imagem que os outros têm de você

© Depositphotos.com / Nomadsoul1 No ambiente de trabalho é preciso ser prudente na hora de revelar certos assuntos pessoais.

Pelo fato de convivermos mais com nossos colegas de trabalho do que com nossa família durante a semana, é normal que criemos uma certa intimidade com eles, falando sobre questões pessoais e criando laços cada vez mais fortes.

Leia também: 10 coisas que você não deve dizer no seu primeiro dia de trabalho

Quem não se abre, não se envolve, mas é preciso ser prudente na hora de compartilhar certos assuntos. Informações valiosas em mãos erradas podem ser um perigo. E quem está realmente preocupado em preservar a carreira precisa pensar bem antes de falar. Uma vez que você compartilha algo, não há como voltar atrás.

Travis Bradberry, coautor do premiado best-seller Emotional Intelligence 2.0 e cofundador da TalentSmart, fornecedora mundial de testes de inteligência emocional e de formação, escreveu um artigo sobre este tema para o Linkedin e defende que pessoas dotadas de inteligência emocional sofrem menos nesses casos.

“Pessoas emocionalmente inteligentes sabem ‘ler’ os outros, e esta habilidade mostra-lhes o que devem e não devem revelar sobre si no trabalho. Eles sabem melhor do que ninguém que, ao revelar qualquer das situações abaixo, vão direcionar suas carreiras para o lado errado”, defende. Veja os assuntos que não devem ser compartilhados na opinião de Travis Bradberry:

Suas crenças políticas

As crenças políticas das pessoas estão intimamente ligadas à identidade delas e não costumam ser discutidas sem incidentes no trabalho. Ao se inconformarem com as suas visões, os outros podem rapidamente alterar as percepções que têm sobre você. E confrontar os valores centrais de alguém é um dos maiores insultos que você pode cometer. Além disso, basta um olhar de desaprovação para começar um conflito.

Que você acha que alguém é incompetente

Haverá sempre pessoas incompetentes em qualquer local de trabalho e as chances são de que todo mundo saiba quem elas são. Se você não tem o poder para ajudá-las a melhorar ou demiti-las, então você não tem nada a ganhar com a difusão da sua opinião. O anúncio da incompetência do seu colega surge como uma tentativa insegura de fazer você parecer melhor. Sua insensibilidade, inevitavelmente, voltará para assombrá-lo na forma de opiniões negativas dos seus colegas de trabalho sobre você.

Quanto você ganha

Seus pais podem gostar de ouvir o quanto você ganha todo mês, mas no local de trabalho isso só gera negatividade. É impossível atribuir salários com perfeita justiça e revelando o seu salário você dá aos seus colegas de trabalho uma medida direta da comparação. Assim que todo mundo souber o quanto você ganha, tudo que você fizer no trabalho será considerado abaixo do seu rendimento. É tentador trocar informações sobre salário com um amigo por curiosidade, mas no momento em que fizer isso os colegas nunca mais verão uns aos outros da mesma forma novamente.

Que você odeia seu trabalho

A última coisa que alguém quer ouvir no trabalho é uma pessoa reclamando sobre o quanto odeia seu trabalho. Se o fizer, será rotulado como uma pessoa negativa, que não joga com a equipe. Isso derruba o moral do grupo. Chefes são rápidos para pegar opositores que arrastam os outros para baixo, e eles sabem que, ao virar a esquina, vão encontrar profissionais entusiasmados para fazer a substituição.

O que você faz no quarto

Se sua vida sexual é fora deste mundo ou é inexistente, esta informação não tem lugar no trabalho. Tais comentários arrancarão umas risadas de algumas pessoas, mas para outros pode soar como desconfortável e até mesmo ofensivo. Cruzar esta linha vai imediatamente manchar sua reputação.

O que você acha que alguém faz no quarto

Cerca de 111% das pessoas que trabalham com você não querem saber que você acha que elas são boas de cama. Não há maneira mais infalível de tornar uma pessoa preocupada do que deixá-la saber que os pensamentos da vida amorosa dela norteiam o seu cérebro. Qualquer comentário sobre a orientação sexual de um colega planta uma semente nos cérebros de todos os que ouvem e lançam sobre você um sentimento negativo. Lembre-se de que seus pensamentos são só seus. Pense o que quiser, mas mantenha para si.

O quão selvagem você foi

O seu passado pode dizer muito sobre você. Só porque fez algo extravagante ou estúpido anos atrás não significa que as pessoas vão acreditar que você mudou. Alguns comportamentos que podem qualificar-se como apenas mais um momento (consumo excessivo de álcool, pequenos furtos, dirigir alcoolizado, abuso de animais de fazenda e assim por diante) mostra a todos que você pode repetir estes atos por impulso ou que não sabe manter a linha. Desse modo, mantenha o seu passado desagradável para si mesmo.

Que você está procurando emprego

“Quando eu era criança, disse ao meu treinador de basebol eu estava saindo em duas semanas. Neste período, encontrei-me sentado o banco. A relação ficou ainda pior depois dessas duas semanas, quando eu decidi ficar. Eu me tornei ‘o miúdo que não queria nem estar ali’. Eu me sentia esmagado, mas foi minha culpa, eu disse ao meu chefe a minha decisão antes de ter certeza”, relatou Travis. A mesma coisa acontece quando você diz às pessoas que está procurando emprego. Depois de revelar que está planejando sair, você de repente se tornar um desperdício de tempo para todos. Há também a chance de sua caça não ser bem-sucedida, então é melhor esperar até que você tenha encontrado um emprego antes de contar a alguém. Caso contrário, você vai acabar no banco.

Matérias Relacionadas