O primeiro dia de trabalho é cheio de ansiedade e medos. Novas tarefas, novo ambiente, novos colegas. E em meio a tantas pessoas para conhecer e processos para seguir, muitos profissionais não sabem ao certo como se portar logo de início.
Assim como a expectativa do novato é grande, a do chefe também é. Entretanto, os supervisores nunca dirão tudo o que esperam do profissional que passará a fazer parte do time. Isso porque eles acreditam que certas ações já farão parte do comportamento do novo contratado.
Quer saber quais são essas ações? A Jowell, empresa que liga estudantes negros, hispânicos, latinos e americanos nativos a oportunidades de emprego em grandes empresas, publicou no site Levo quatro orientações que nenhum chefe dará a um funcionário nesta fase inicial. Confira:
Faça perguntas!
Torne uma missão para você fazer perguntas. Não pense que perguntas tornam seu chefe vulnerável. Pelo contrário. Elas podem sinalizar aos seus colegas de trabalho que você está prestando atenção e pensando criticamente sobre as coisas. Desse modo, formule perguntas que promovam conversas avançadas, criem desafios e que ofereçam soluções.
Examine atentamente seus relacionamentos
Relações são essenciais dentro e fora do local de trabalho. É incrivelmente importante investir em suas relações com colegas, amigos e com sua rede profissional de maneira prolongada. Seja a pessoa com quem as pessoas querem trabalhar. Mas também tenha a consciência de que nem todo mundo vai ser seu melhor amigo ou confidente.
O vínculo com companheiros de equipe é muito importante, mas você também tem que saber qual o tom das conversas. Nada é “off” nesse mundo, portanto evite compartilhar coisas que poderão ser usadas contra você e seu desempenho. Encontrar formas de trabalhar longe de pessoas e situações negativas e sempre faça o seu melhor para não se envolver em fofocas do escritório. Dedique a trabalhar e construir amizades, mas também seja cauteloso.
Use seus dias de folga
Se antes era necessário estar no escritório disponível o tempo todo para obter sucesso, a dica hoje é saber gerenciar seus níveis de trabalho e energia e acompanhar a cultura adotada pela empresa. Ou seja, é importante ficar fora do escritório por alguns dias (e não apenas nos feriados). Se a empresa possui uma política de férias flexível, na qual sua agenda de folgas fica a seu critério, você deve tirar proveito dela. Seja criterioso, mas se o seu escritório designou tempo específico de distância – como as sextas-feiras durante o verão – não tenha vergonha de usá-lo. É para isso que as folgas existem!
Planeje além do seu próximo salário
Pode ser fácil entrar em uma rotina de salário quando você começa a trabalhar. Insegurança financeira é uma coisa muito real, especialmente quando aluguel e outras contas não deixam uma verba extra para gerenciarmos. Neste caso, independentemente de suas circunstâncias, priorize o planejamento financeiro e desenvolva hábitos inteligentes no início para pagar dividendos. Mas pense em investir o quanto antes em algo para ter condições de buscar novas oportunidades lá na frente. Recursos online podem ajudar você a entender como administrar suas finanças e tomar decisões assertivas.