O Brasil tem sido considerado por empresas internacionais um reduto de profissionais com qualidades e competências relevantes. Para Thiago Pimenta, headhunter (recrutador) da Flow, consultoria de recursos humanos, em entrevista ao portal Exame, os profissionais do país possuem características muito valorizadas pelas empresas nacionais, estrangeiras e, principalmente, multinacionais.
Então, quais fatores tornam estes executivos tão visados? Segundo Pimenta, trata-se de um conjunto de qualidades relacionados a questões históricas, econômicas e políticas do Brasil. Veja quais são:
1- Criatividade e determinação
O Brasil possui ampla extensão territorial e perde somente para EUA, Canadá, China e Rússia, um dos fatores que dificulta a atividade das mineradoras. Devido às grandes áreas, empresas de mineração, por exemplo, precisam de profissionais determinados e criativos para encontrar soluções imediatas de escoamento da produção, capacidades que, de acordo com Pimenta, existem neles.
2- Habilidade de gestão com recursos restritos
Devido ao histórico de instabilidade política e econômica no Brasil, o recrutador disse que executivos na faixa dos 45 anos de idade já vivenciaram todas estas fases e são mais experientes no assunto. Segundo Pimenta, quem começou a carreira há 30 anos, se deparou com a hiperinflação e o cenário de liquidez restrita, dentre outros muitos desafios próprios da década de 1980 e 1990. Por isso, tendo em vista esta curva de aprendizado e quando existe um cenário estável, os executivos sabem como gerir os negócios com mais propriedade e usando poucos recursos.
3- Sabem lidar com diferentes níveis educacionais
Muitos líderes e gestores já possuem habilidades para tentar suprir deficiências de nível educacional de seus funcionários e ministrar treinamentos e cursos de qualificação. Quando o executivo brasileiro chega nas empresas fora do país para trabalhar com outras equipes altamente especializadas, a evolução é natural.
4- Capacidade de atuar em cenários multiculturais
Diferenças culturais são presentes nas empresas brasileiras e não são mais novidade entre os chefes. Para Pimenta, as multinacionais valorizam um profissional do Brasil que saiba atuar nos setores com pessoas de culturas distintas. Além disso, o aprendizado em que este executivo está exposto só é encontrado aqui no país, não é comum em demais nacionalidades.